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dc.contributor.advisorMesquita, Alexandre
dc.contributor.authorGoularte, Carla
dc.contributor.otherSevero, Tiago Cassol
dc.contributor.otherDias, Bruno Fensterseifer
dc.date.accessioned2021-09-21T16:54:56Z
dc.date.available2021-09-21T16:54:56Z
dc.date.issued2021-05-08
dc.date.submitted2020-12-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8767
dc.descriptionMancais magnéticos ativos geram forças por meio de campos magnéticos com o uso de bobinas. Em sua estrutura não há contato entre móvel e estator, e essa característica permite ao sistema operar sem lubrificação e desgaste mecânico. Há dois grupos principais de rolamentos e eles podem ser distinguidos quanto a origem das forças magnéticas representadas. Uma delas é pela força de relutância e a outra é pela força de Lorentz. A rigidez e o amortecimento podem variar dentro dos limites físicos e podem ser ajustados conforme o projeto. O projeto utiliza bobinas e ímãs permanentes com o intuito de suspender um rotor em posição simétrica ao eixo principal. Para isso, se faz necessário utilização de sensores para medir o deslocamento do rotor a partir de uma posição tomada como referência, um microprocessador como controlador deriva um sinal de controle da medição. Esse sinal de controle é amplificado por um sistema de potência que transforma em uma corrente controlada que resulta em um campo magnético nas bobinas, derivando forças magnéticas e permitindo que o eixo rotacional permaneça em posição suspensa. O protótipo se mostrou viável e estável manipulando as variáveis de controle, através dos ganhos do controlador. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractActive magnetic bearings generate frames by means of magnetic fields using coils. In its structure there is no moving contact and stator, and this feature allows the system to operate without lubrication and mechanical wear. There are two main groups of bearings and they can be distinguished as to the origin of the represented magnetic options. One is by the force of reluctance and the other is by the force of Lorentz. Stiffness and damping can vary within physical limits and can be adjusted according to the design. The project uses coils and added permanents in order to suspend a rotor in a symmetrical position to the main axis. For this, it is necessary to use sensors to measure the rotor displacement from a socket as a reference, a microprocessor as a driver derives an evaluation control signal. This control signal is amplified by a power system that transforms into a controlled current that results in a magnetic field in the coils, deriving magnetic frames and allowing the rotational axis to remain in a suspended position. The prototype proved to be viable and stable, manipulating as control variables, through the driver's gains. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCampos magnéticospt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um mancal magnético híbridopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameEngenharia Elétrica - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-05-07


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