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dc.contributor.advisorAlves, Marta Baltar
dc.contributor.authorFermiano, Ana Paula
dc.contributor.otherFroener, Muriel Scopel
dc.contributor.otherGarlet, Givanildo
dc.date.accessioned2021-10-05T19:23:15Z
dc.date.available2021-10-05T19:23:15Z
dc.date.issued2021-05-22
dc.date.submitted2020-12-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8847
dc.descriptionO presente trabalho tem como tema a norma de desempenho NBR 15.575 (ABNT, 2013) quanto aos requisitos de desempenho térmico, sendo o objeto de estudo uma edificação escolar particular localizada em Caxias do Sul/RS. O objetivo foi analisar o desempenho térmico das salas de aula da edificação, utilizando o método de simulação computacional. Visto que o conforto térmico interfere no aproveitamento didático dos alunos, é importante que seja realizado uma avaliação do ambiente escolar, de forma a melhorar as condições térmicas e consequentemente, o desempenho escolar dos usuários. Tal estudo foi realizada através do software EnergyPlus. Para o estudo de caso, a edificação obteve 91,9% das salas com desempenho superior para o inverno e 100% para o verão, quando considerado o período letivo. Foram propostas algumas sugestões de adequação de projeto, a fim de melhorar este percentual. Realizou-se simulações com brises, manta térmica para o telhado e vidros duplos para as janelas. Comparando todos os resultados, notou-se que os brises não seriam eficazes, devido ao sombreamento das edificações vizinhas ao prédio em estudo. A melhor opção foi a utilização de vidros duplos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present work has as its theme the performance standard NBR 15.575 (ABNT, 2013) regarding thermal performance requirements, the object of study being a private school building located in Caxias do Sul / RS. The objective was to analyze the thermal performance of the building's classrooms, using the computer simulation method. Since thermal comfort interferes with students' didactic use, it is important that an evaluation of the school environment is carried out, in order to improve thermal conditions and, consequently, the school performance of users. This study was carried out using the EnergyPlus software. For the case study, the building obtained 91.9% of the rooms with superior performance for the winter and 100% for the summer, when considering the academic period. Some suggestions for project adequacy have been proposed in order to improve this percentage. Simulations were carried out with brise soleils, thermal blanket for the roof and double glazing for the windows. Comparing all the results, it was noted that the brise soleils would not be effective, due to the shading of the buildings next to the building under study. The best option was the use of double glazing. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectConstrução civil - Normaspt_BR
dc.subjectMateriais - Propriedades térmicaspt_BR
dc.titleAnálise do desempenho térmico em uma edificação escolar no município de Caxias do Sul, por meio da ABNT NBR 15.575:2013pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Civilpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-03-21


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