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Análise de juntas parafusadas em rodas agrícolas reguláveis

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TCC Lucas Bellan Menegussi.pdf (2.616Mb)
Data
2021-08-26
Autor
Menegussi, Lucas Bellan
Orientador
Viecelli, Alexandre
Metadata
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Resumo
Na indústria agrícola é habitual que suportes constem em projetos de rodas, de modo que permitam a regulagem do disco em diferentes posições. Juntas parafusadas são utilizadas com o propósito de unir o disco ao suporte. O trabalho tem como objetivo avaliar valores de rendimento, coeficiente de torque e de atrito na cabeça e na rosca do parafuso de conjuntos parafusados para regulagem de rodas agrícolas. Também, faz-se a comparação de reusabilidade de uma junta parafusada aplicando-se torque a seco e lubrificado. Os conjuntos parafusados ensaiados foram compostos por um suporte soldado a uma porção do aro e uma chapa, a qual simula uma parte do disco da roda. Foram ensaiados dois conjuntos com parafuso M16: um com porca padrão e arruela e outro com porca flangeada. Para alcançar estes objetivos, fez-se uso do ensaio DTT (Determinador de Torque Tensão). Ao se analisar as características obtidas em ensaio, percebe-se que para o primeiro aperto, dado a seco, foi necessária a mesma força tensora de 56 kN para ambos os conjuntos. O conjunto contendo porca flangeada necessitou do menor ângulo de aperto para iniciar o torque, sendo este de 240º. Para ambas as condições aplicadas ao conjunto porca e arruela, a dissipação de torque ocorreu em maior parte na região da rosca do parafuso, enquanto nos conjuntos com porca flangeada mais na cabeça. Tratando-se dos ensaios para análise de reusabilidade, constatou-se que os conjuntos contendo porca flangeada, precisam de muito menos ângulo de aperto, sendo que o conjunto porca e arruela chegou a necessitar de 1440º para atingir o ponto de escoamento no último aperto. Os menores índices de coeficiente de atrito foram localizados na rosca do conjunto de porca flangeada lubrificado, atingindo apenas 0,037 após impostos os 4 apertos e desapertos. O aumento do coeficiente de atrito na maioria dos conjuntos, sugere que os sucessivos apertos promovem alterações na interface de contato. Foi possível provar como o aumento de coeficiente de atrito na rosca gera um decréscimo no rendimento. Conclui-se que o conjunto contendo porca flangeada, e dada a condição de torque lubrificado, foi a opção de junta mais adequada para a aplicação, apresentando rendimento superior a 95% após 4 apertos executados. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8987
Collections
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [308]

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