• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Música - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Música - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O heavy metal como estratégia de ensino da guitarra elétrica em videoaulas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Luan Tomé Mussoi.pdf (862.8Kb)
Data
2020-10-12
Autor
Mussoi, Luan Tomé
Orientador
Porto, Patrícia Pereira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O Heavy Metal surgiu no final da década de 1960. Foi extremamente popular nos anos 1980, época em que surgiram alguns dos artistas mais influentes desse gênero musical. Algumas das características que são recorrentes nas composições são o uso de power chords e da escala pentatônica. Esses elementos possuem estrutura simples que podem ser aprendidas em pouco tempo. Atualmente, o ensino on-line tem ganhado espaço, sendo um dos meios atuais mais procurados para começar a aprender um instrumento, devido ao baixo custo e comodidade. Em razão disso, o objetivo deste trabalho é pesquisar se o Heavy Metal é utilizado pelos professores de guitarra como estratégia de ensino em videoaulas encontradas no YouTube. Os objetos de pesquisa foram videoaulas disponibilizadas gratuitamente no YouTube, que tivessem mais de 18 mil visualizações, no período compreendido entre os anos de 2016 e 2020, e que apresentassem aulas de guitarra elétrica com a abordagem de conteúdos relacionados ao Heavy Metal como agentes facilitadores no ensino do instrumento. Também foi critério de seleção que os vídeos apresentassem conteúdo voltado para o público iniciante no estudo da guitarra elétrica e que fossem gravados em língua portuguesa. Como resultado, foram analisados quatro vídeos, sendo que, em cada um deles, o Heavy Metal era utilizado de modo diferente, tendo muitas vezes influência na abordagem adotada pelo professor. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8990
Collections
  • Música - Licenciatura [36]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV