dc.contributor.advisor | Porto, Patrícia Pereira | |
dc.contributor.author | Mussoi, Luan Tomé | |
dc.contributor.other | Osinaga Junior, Windsor Rodo | |
dc.contributor.other | Medeiros, Daniel Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2021-11-05T12:22:51Z | |
dc.date.available | 2021-11-05T12:22:51Z | |
dc.date.issued | 2020-10-12 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8990 | |
dc.description | O Heavy Metal surgiu no final da década de 1960. Foi extremamente popular nos anos 1980, época em que surgiram alguns dos artistas mais influentes desse gênero musical. Algumas das características que são recorrentes nas composições são o uso de power chords e da escala pentatônica. Esses elementos possuem estrutura simples que podem ser aprendidas em pouco tempo. Atualmente, o ensino on-line tem ganhado espaço, sendo um dos meios atuais mais procurados para começar a aprender um instrumento, devido ao baixo custo e comodidade. Em razão disso, o objetivo deste trabalho é pesquisar se o Heavy Metal é utilizado pelos professores de guitarra como estratégia de ensino em videoaulas encontradas no YouTube. Os objetos de pesquisa foram videoaulas disponibilizadas gratuitamente no YouTube, que tivessem mais de 18 mil visualizações, no período compreendido entre os anos de 2016 e 2020, e que apresentassem aulas de guitarra elétrica com a abordagem de conteúdos relacionados ao Heavy Metal como agentes facilitadores no ensino do instrumento. Também foi critério de seleção que os vídeos apresentassem conteúdo voltado para o público iniciante no estudo da guitarra elétrica e que fossem gravados em língua portuguesa. Como resultado, foram analisados quatro vídeos, sendo que, em cada um deles, o Heavy Metal era utilizado de modo diferente, tendo muitas vezes influência na abordagem adotada pelo professor. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Heavy Metal emerged in the late 1960s. It was extremely popular in the 1980s, a time when some of the most influential artists of this musical genre emerged. Some of the characteristics that are recurrent in the compositions are the use of power chords and the pentatonic scale. These elements have a simple structure that can be learned in a short time. Currently, online teaching has been gaining space, being one of the most sought-after current ways to start learning an instrument, due to its low cost and convenience. As a result, the objective of this work is to research whether Heavy Metal is used by guitar teachers as a teaching strategy in video classes found on YouTube. The research objects were video lessons made available for free on YouTube, which had more than 18 thousand views, in the period between the years 2016 and 2020, and which presented electric guitar classes with the approach of content related to Heavy Metal as facilitating agents in the teaching of the instrument. It was also a selection criterion that the videos presented content aimed at the beginner audience in the study of the electric guitar and that they are recorded in Portuguese. As a result, four videos was analyzed, and in each of them, Heavy Metal was used differently, often influencing the approach taken by the teacher. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Guitarra elétrica | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos musicais | pt_BR |
dc.subject | Heavy metal (Música) | pt_BR |
dc.title | O heavy metal como estratégia de ensino da guitarra elétrica em videoaulas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Música | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus 8 | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-10-12 00:00:00 | |