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dc.contributor.advisorRocha, Alexandre Fritzen da
dc.contributor.authorAlbarello, Giovane Bressan
dc.contributor.otherFerronato, Cristiane
dc.contributor.otherLeite, Matheus de Carvalho
dc.date.accessioned2021-11-05T13:19:32Z
dc.date.available2021-11-05T13:19:32Z
dc.date.issued2020-10-12
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8994
dc.descriptionDesde a sua chegada ao Brasil, em meados dos anos 1920, a bateria vem sendo explorada com diversas finalidades, uma delas é a adaptação de ritmos populares brasileiros. Este trabalho versa sobre as formas de adaptação do gênero do maracatu para a bateria. O objetivo geral deste estudo é investigar as ferramentas utilizadas por bateristas na criação de levadas de maracatu para a bateria. Os objetivos específicos incluem contextualizar a manifestação do maracatu, analisar aspectos de escolhas de peças da bateria utilizadas para transportar elementos presentes nas manifestações percussivas do gênero e compreender quais elementos são entendidos como essenciais nesse tipo de adaptação. Sendo uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, foram utilizados como ferramentas metodológicas, uma revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas, realizadas com quatro bateristas que trabalham ou já trabalharam com adaptações do maracatu, buscaram compreender os processos metodológicos que estes músicos utilizam para criar suas adaptações e os elementos por eles considerados como essenciais no momento de conceber uma levada de maracatu para a bateria. A partir deste trabalho, verificou-se a existência de variados processos de adaptação do gênero do maracatu bem como diversas formas de aplicação dessas adaptações. Também foi constatado que grande parte das adaptações deste gênero são feitas a partir de aproximações timbrísticas e simulações dos instrumentos de percussão na bateria. Esta pesquisa demonstra sua importância por contribuir na área de estudo sobre bateria e sobre ritmos brasileiros, servindo não somente para bateristas, mas podendo ser útil também a outros instrumentistas que desejam incorporar a linguagem do maracatu em seu instrumento. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractSince drums arrival in Brazil, in the mid 1920s, they been explored for several purposes, one of which is the adaptation of popular Brazilian rhythms. This work is about the ways of adapting the genre of maracatu on drums. The aim of this study is to investigate the tools used by drummers in the creation of maracatu grooves for the drums. The specific objectives include contextualizing the manifestation of the maracatu, analyzing aspects of choices of drums parts used to transport elements present in percussive manifestations of the genre and understanding which elements are essential in this type of adaptation. As an exploratory research with a qualitative approach, a bibliographic review and semi-structured interviews were used as methodological tools. The interviews, conducted with four drummers who work or have already worked with adaptations of the maracatu, sought to understand the methodological processes that these musicians use to create their adaptations and the elements they consider essential when designing a maracatu ensemble for the drums. From this work, it was verified the existence of several processes of adaptation of the genre of maracatu as well as different ways of applying these adaptations. It was also found that most of the adaptations of this genre are made from timbre approaches and simulations of percussion instruments on the drums. This research demonstrates its importance for contributing to the study area on drums and Brazilian rhythms, serving not only for drummers, but can also be useful to other instrumentalists who wish to incorporate the language of maracatu in their instrument. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectInstrumentos de percussãopt_BR
dc.subjectBateria (Música)pt_BR
dc.subjectMaracatupt_BR
dc.titleO maracatu de baque virado na bateria: estratégias para a criação de adaptações do gênero a partir do relato de bateristaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Músicapt_BR
mtd2-br.campusCampus 8pt_BR
local.data.embargo2020-10-12 00:00:00


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