dc.contributor.advisor | Grison, Vagner | |
dc.contributor.author | Lorenço, Felipe | |
dc.contributor.other | Linzmaier, Paulo Roberto | |
dc.contributor.other | Luciano, Marcos Alexandre | |
dc.date.accessioned | 2021-11-10T14:59:03Z | |
dc.date.available | 2021-11-10T14:59:03Z | |
dc.date.issued | 2020-12-17 | |
dc.date.submitted | 2020-12-04 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9020 | |
dc.description | O propósito deste trabalho foi projetar um sistema de nivelamento que minimize as condições inseguras de trabalho. Em específico, quando existem diferenças significativas entre altura da doca de um centro logístico e o compartimento de carga de um veículo. O mecanismo consiste em uma plataforma superior que possui movimentação vertical, elevando ou baixando o carregamento. E quando as diferenças entre altura da doca e compartimento de carga forem pequenas, a plataforma superior pode inclinar formando uma rampa entre a doca e compartimento de carga do veículo. O projeto do sistema nivelamento consistiu em realizar o processo de desenvolvimento de produto, tendo como entrada as expectativas do cliente, definindo um conceito adequado as necessidades do cliente em questão. O sistema foi projetado baseado nos veículos comerciais e embasado pela norma NBR 8400 (Cálculo de equipamento para levantamento e movimentação de cargas). Além do dimensionamento dos componentes estruturais do sistema, uma análise sob os aspectos de segurança foi realizada. Contudo, o sistema de nivelamento desenvolvido apresentou diferenças entre os sistemas de nivelamento disponíveis no mercado, se destacando pela flexibilidade de nivelamento. Foi possível realizar o nivelamento com veículos cujo compartimento de carga está situado a 600 mm do piso e com veículos onde o compartimento de carga possui uma altura de 1200 mm. Isso foi possível, graças ao posicionamento de uma das articulações ficar 210 mm abaixo do nível do solo. A necessidade de colocar o sistema de nivelamento abaixo do piso, não foi apenas em função da amplitude de movimentação, mas também equilibrar as forças internas da estrutura. Também foi necessário desenvolver uma viga com seção variável, colaborando para atingir com plenitude a movimentação do sistema e reduzindo a massa do mesmo. O sistema de nivelamento projetado não oferece tendência ao tombamento da empilhadeira, contudo a orientação da altura de elevação da carga carregada deve ser respeitada. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this work was to design a leveling system that minimizes unsafe working conditions. In particular, when there are significant differences between the height of a logistics center's dock and the cargo compartment of a vehicle. The mechanism consists of an upper platform that has vertical movement, raising or lowering the load. And when the differences between dock height and cargo compartment are small, the upper platform can tilt to form a ramp between the vehicle's dock and cargo compartment. The leveling system project consisted of carrying out the product development process, having the customer's expectations as input, defining an adequate concept to the needs of the customer in question. The system was designed based on commercial vehicles and based on the NBR 8400 standard (Calculation of equipment for lifting and moving loads). In addition to the design of the structural components of the system, an analysis under the security aspects was carried out. However, the leveling system developed showed differences between the leveling systems available on the market, standing out for the leveling flexibility. Leveling was possible with vehicles whose load compartment is located 600 mm from the floor and with vehicles where the load compartment has a height of 1200 mm. This was possible because part of the leveling system needs to be 210 mm below the ground. The need to place the leveling system below the floor was not only due to the range of movement, but also to balance the internal forces of the structure. It was also necessary to develop a beam with a variable section, collaborating to achieve full movement of the system and reducing its mass. The leveling system designed does not tend to tip the forklift, however the orientation of the lifting height of the loaded load must be respected. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Armazenamento e transporte de cargas | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.title | Projeto de um sistema de nivelamento para doca em centros logísticos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Engenharia Mecânica - Bacharelado | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |