O ensino de arte no município de Caxias do Sul: necessidades e estratégias de adaptação dos professores licenciados em música
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Data
2021-04-01Autor
Geremia, Ians Soares
Orientador
Porto, Patrícia Pereira
Metadata
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Apesar de que a legislação educacional tenha se aperfeiçoado ao longo do tempo no Brasil, algumas leis ainda podem ser consideradas multifacetadas, e suas formas de interpretação e cumprimento, substancialmente distintas. O ensino de música e a disciplina Arte sempre se encontraram imbricados nesse processo de mudanças constantes que envolve os diversos cenários políticos vivenciados ao longo da história do país. Desde o ano de 2008, começaram a surgir cada vez mais professores licenciados em música para atuar na disciplina Arte do ensino regular no país. Isto ocorreu em função da Lei 11.769/08, que tornou o ensino de música um componente curricular obrigatório na disciplina Arte, e, posteriormente, a Lei 13.278/16, que especificou as quatro linguagens artísticas (artes visuais, música, dança e teatro) presentes nesta disciplina. Os professores muitas vezes acabam tendo que abarcar, em sala de aula, conhecimentos de linguagens artísticas das quais não possuem formação. Este trabalho busca investigar quais as estratégias utilizadas pelos professores licenciados em música que atuam no município de Caxias do Sul, para ensinar os conhecimentos das linguagens de artes visuais, dança e teatro na disciplina Arte. A pesquisa teve enfoque qualitativo e foi realizada através de uma entrevista em formato semiestruturado com cada um desses professores. Este trabalho está divido em quatro partes principais: a primeira estabelece uma análise do ensino de música no processo de institucionalização da educação no país. A segunda, também através de uma perspectiva histórica e de uma revisão bibliográfica, procura dissertar sobre o ensino de música na legislação brasileira e suas modificações, analisando inclusive a legislação vigente. A terceira parte, por sua vez, concebe uma postura crítica acerca de alguns aspectos contextuais da legislação vigente. Por último, a quarta parte disserta sobre os princípios metodológicos utilizados na entrevista, bem como os resultados obtidos. [resumo fornecido pelo autor]