A percepção de tutores de gatos domésticos (Felis catus Linnaeus, 1758) sobre o impacto destes animais na fauna silvestre
Visualizar/ Abrir
Data
2021-07-07Autor
Luchese, Janaína
Orientador
Guzzo, Guilherme Brambatti
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção de tutores de gatos sobre a influência do gato doméstico na fauna silvestre, sobre o comportamento do animal e também sobre as presas que esses costumam atacar. Neste estudo foram utilizados questionários on-line para os tutores de gatos, procurando enfatizar o conhecimento do tutor para com seu animal, quanto à caça deste e se os tutores utilizam alguma estratégia para diminuir a interação dos gatos com a fauna silvestre. Assim é possível compreender os conhecimentos dos tutores para com seus animais, como a saúde e sanidade que o tutor preza ao pet, a quantia de gatos que cada tutor prefere e também o entendimento deste sobre as complicações que este animal causa à fauna silvestre. A avaliação dos tutores é de suma importância, pois esta mostra o comprometimento do ser humano pelo bem estar animal e da natureza onde ele está inserido. Aos tutores que ainda não têm total entendimento do assunto, o trabalho procura esclarecer algumas dúvidas do comportamento animal e de como manter responsavelmente gatos domésticos, para que seja possível manter as espécies atingidas longe de uma possível extinção. Para estruturar o questionário foi adaptado de forma comparativa para áreas rurais e urbanas, contrastando a percepção dos tutores sobre o impacto dos gatos sobre animais silvestres e analisando a diferença dos tipos de presas atacadas por gatos nas duas áreas. Os resultados, incluindo 68 participantes que responderam os questionários, possibilitam inferir que a maior parte dos entrevistados conhece os cuidados básicos de saúde e bem-estar animal, a maioria destes não reconhece o potencial impacto que o gato causa na fauna silvestre. Dessa forma, para novos programas de conscientização é fundamental inserir este assunto para tutores. [resumo fornecido pelo autor]