dc.contributor.advisor | | |
dc.contributor.editor | Barausse, Alberto | |
dc.contributor.editor | Ascenzi, Anna | |
dc.contributor.editor | Sani, Roberto | |
dc.contributor.editor | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T18:28:30Z | |
dc.date.available | 2021-12-16T18:28:30Z | |
dc.date.issued | 2021-12-15 | |
dc.identifier.isbn | 978-65-5807-084-9 | |
dc.identifier.uri | https://ucs.br/educs/livro/migracoes-e-historia-da-educacao-saberes-praticas-e-instituicoes-um-olhar-transnacional/ | |
dc.description | O livro Migrações e História da Educação: saberes, práticas e instituições, um olhar transnacional contribui para compreender as iniciativas de educação entre imigrantes e filhos de (e/i)migrantes italianos no Brasil, iniciadas por instituições religiosas, público-estatais e da sociedade civil, nos séculos XIX e XX. Os processos educativos e escolares, os modelos educacionais e as ferramentas para a circulação do conhecimento, as práticas de ensino e aprendizagem, em espaços e tempos culturalmente distintos; as práticas de promoção da identidade étnico-cultural, relacionada ao pertencimento à italianidade, constituem campo de pesquisa inédita, em torno do qual, numa perspectiva transnacional, os estudiosos aqui reunidos apre-sentam perspectivas de investigação, que se abrem para o campo da História da Educação e para sua relação com as migrações. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.title | Migrações e História da Educação: Saberes, práticas e instituições, um olhar transnacional | pt_BR |
dc.type | Livro Eletrônico | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O livro Migrações e História da Educação: saberes, práticas e instituições, um olhar transnacional contribui para compreender as iniciativas de educação entre imigrantes e filhos de (e/i)migrantes italianos no Brasil, iniciadas por instituições religiosas, público-estatais e da sociedade civil, nos séculos XIX e XX. Os processos educativos e escolares, os modelos educacionais e as ferramentas para a circulação do conhecimento, as práticas de ensino e aprendizagem, em espaços e tempos culturalmente distintos; as práticas de promoção da identidade étnico-cultural, relacionada ao pertencimento à italianidade, constituem campo de pesquisa inédita, em torno do qual, numa perspectiva transnacional, os estudiosos aqui reunidos apre-sentam perspectivas de investigação, que se abrem para o campo da História da Educação e para sua relação com as migrações. | pt_BR |
dc.publisher.editora | Educs | pt_BR |
dc.description.edition | 1ª | pt_BR |
dc.description.localpub | Caxias do Sul - RS | pt_BR |