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dc.contributor.advisorRadünz, Roberto
dc.contributor.advisor
dc.contributor.authorPompermayer, Eduardo
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherRemedi, José Martinho Rodrigues
dc.date.accessioned2022-01-25T15:23:04Z
dc.date.available2022-01-25T15:23:04Z
dc.date.issued2021-12-23
dc.date.submitted2021-12-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9342
dc.descriptionO tema do estudo está relacionado ao 'Projeto Tertúlia Mestre (PTM)' que é desenvolvido na Escola Mestre Santa Bárbara. A realização do PTM se justifica, pois tem a finalidade de acolher o ensino da História do Rio Grande do Sul no planejamento da Escola como uma proposta de pesquisa histórica, no entendimento da construção da cultura e da identidade do Rio Grande do Sul; e na montagem das apresentações das coreografias, o que o torna um projeto interdisciplinar, pois alia a história, a literatura, a música e a dança. O objetivo do estudo foi analisar os trabalhos de pesquisa elaborados pelas turmas do Ensino Médio da Escola Mestre Santa Bárbara e que foram apresentados no evento para o Projeto Tertúlia Mestre, realizado no ano de 2016. Para atender ao objetivo foi desenvolvida inicialmente, a fundamentação teórica construindo conceitos de identidade sul-rio-grandense, memória e mito; o gaúcho e a sua ressignificação; a invenção das tradições; o tradicionalismo e a cultura sul-rio-grandense; a qualificação do ensino de História; e a aprendizagem significativa. O ambiente da pesquisa foi a Escola Mestre Santa Bárbara, localizada no município de Bento Gonçalves/RS, que comporta mais de mil alunos nos três turnos. Foi identificado que o PTM foi criado no ano de 2014 e sofreu algumas modificações no ano de 2015 e é realizado a partir de março a outubro com as turmas de alunos do Ensino Médio, nas faixas etárias entre 14 a 19 anos. As atividades do PTM ocorrem tanto em sala de aula como também fora dela incentivando uma maior participação dos alunos nas pesquisas e nas apresentações das coreografias nos eventos e, também, acaba por despertar a atenção da comunidade local. Na análise do PTM de 2016 foi identificado que o grande problema está na pesquisa do material, sendo que 60% das fontes são consultadas pelos alunos em sites de cunho não científico e/ou historiográfico, os quais reforçam o senso comum e a memória coletiva, dentre outros aspectos. Em função disso, foi proposta a criação de um 'Livro' envolvendo os eixos temáticos centrais referentes à História do Rio Grande do Sul, intitulado 'Roteiro para Estudos da História do Rio Grande do Sul'. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe theme of the study is related to the Tertúlia Mestre Project (PTM) which is developed at Escola Mestre Santa Bárbara. The realization of the PTM is justified, as it has the purpose of welcoming the teaching of the History of Rio Grande do Sul in the planning of the School as a proposal for historical research, in the understanding of the construction of the culture and identity of Rio Grande do Sul; and in the assembly of the choreography presentations, which makes it an interdisciplinary project, as it combines history, literature, music and dance. The objective of the study was to analyze the research works developed by the high school classes at Escola Mestre Santa Bárbara and which were presented at the event for the Tertúlia Mestre Project, held in 2016. To meet the objective, the theoretical foundation was initially developed building concepts of Rio Grande do Sul identity, memory and myth; the gaucho and his resignification; the invention of traditions; the traditionalism and the culture of Rio Grande do Sul; the qualification of history teaching; and meaningful learning. The research environment was the Escola Mestre Santa Bárbara, located in the city of Bento Gonçalves/RS, which holds more than a thousand students in the three shifts. It was identified that the PTM was created in 2014 and underwent some modifications in 2015 and is carried out from March to October with the classes of high school students, in the age groups between 14 and 19 years old. PTM's activities take place both in and outside the classroom, encouraging greater student participation in research and choreography presentations at events, and it also ends up arousing the attention of the local community. In the analysis of the 2016 PTM, it was identified that the major problem lies in the research of the material, with 60% of the sources being consulted by students on non-scientific and / or historiographic sites, which reinforce common sense and collective memory, among other aspects. As a result, it was proposed to create a 'Book' involving the central thematic axes referring to the History of Rio Grande do Sul, entitled 'Roadmap for the Study of the History of Rio Grande do Sul'. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistória - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCultura - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingen
dc.subjectHistory - Rio Grande do Sul (Brazil)en
dc.subjectLearningen
dc.subjectCulture - Rio Grande do Sul (Brazil)en
dc.titleProjeto Tertúlia Mestre: uma proposta para o ensino de história do Rio Grande do Sul nas escolaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7381248187859733pt_BR
mtd2-br.author.lattesPompermayer, Eduardopt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Históriapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorRech, Gelson Leonardo
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR


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