Olhando para o caminho feito: sínteses possíveis, anúncios necessários
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Agliardi, Delcio Antônio
Stecanela, Nilda
Corrêa, Ygor
Orientador
Agliardi, Delcio Antônio
Stecanela, Nilda
Corrêa, Ygor
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente publicação decorre de intensas reflexões e sistematizações que ocorreram no âmbito da “Unidade de Aprendizagem Seminário Integrador” desenvolvido no segundo semestre de 2021, disciplina integrante da organização curricular do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Duas turmas de estudantes, em fase final de conclusão de curso, compõem a disciplina, uma na modalidade EaD e outra presencial. O Seminário pode ser considerado como um momento ímpar de revisitação da trajetória acadêmica, coletiva e individual, concebida, vivida e percebida ao longo do curso de Pedagogia, especialmente no que se refere: (a) às reverberações da matriz curricular integrante do ‘Currículo R’ nos processos formativos da turma; (b) ao perfil do egresso estabelecido para o curso; (c) às vivências para além da sala de aula e dos Planos de Ensino de cada Disciplina; (d) às aprendizagens identificadas; (e) aos conceitos apropriados e consolidados; (f) às projeções e impactos na carreira; (g) às competências reflexivas evocadas; (h) entre outras. Destaca-se que a experiência corporificada e os desafios à implementação das Unidades de Aprendizagem do curso têm como pano de fundo a interdisciplinaridade, tanto na atuação dos professores, como na postura dos estudantes. O semestre 2021-4, ao mesmo tempo em que inaugura a primeira edição deste seminário, também culmina com a conclusão de um ciclo formativo e de atuação docente, respectivamente, nas trajetórias da turma e dos professores responsáveis pela sua execução. Três professores compartilharam a disciplina, os quais foram responsáveis por nutrir as reflexões relacionadas ao que orienta o Plano de Ensino da Unidade de Aprendizagem Seminário Integrador, com distintos papéis, mas intimamente articulados e motivados em oportunizar uma significativa experiência para a turma como um todo e para cada integrante, incluindo-nos no processo. As dimensões conceituais da disciplina - Saberes e competências profissionais; Trajetória de vida e de formação docente; Inserção e compromisso social do pedagogo; Inovação e empreendedorismo nos espaços escolares e não escolares; A pesquisa como princípio educativo – permearam as quatro fases em que o seminário foi organizado, enriquecidas com as interações desfiadas em cada aula, atividades ou nos Trabalhos Discentes Efetivos (TDEs), tanto nos encontros síncronos como nos assíncronos. Assim, os quatro blocos teórico-metodológicos dinamizados no semestre, procuraram fertilizar os itinerários formativos, fomentando novas buscas, por meio: da Fase I, na revisitação dos percursos de formação: do projeto pedagógico do curso ao perfil do egresso; da Fase II, relacionada à reflexão sobre Trajetórias formativas entrelaçadas: do cotidiano da educação superior ao cotidiano da Educação Básica; da Fase III, com a visitação dos Desafios emergentes à atuação docente: as metodologias ativas, o ensino híbrido, o empreendedorismo e a inovação na Educação Básica; e da Fase IV, com a provocação para Olhar para o caminho feito: sínteses possíveis, anúncios necessários.
Collections
- E-books [2]