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dc.contributor.advisorRamos, Flávia Brocchetto
dc.contributor.authorMarangoni, Marli Cristina Tasca
dc.contributor.otherArendt, João Claudio
dc.contributor.otherPerkoski, Norberto
dc.contributor.otherSilveira, Regina da Costa da
dc.contributor.otherAguiar, Vera Teixeira de
dc.date.accessioned2015-07-02T17:26:56Z
dc.date.available2015-07-02T17:26:56Z
dc.date.issued2015-07-02
dc.date.submitted2015-03-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/959
dc.descriptionEsta tese investiga como a criança aciona e reconstrói o poético presente em obras selecionadas pelo PNBE 2010, problematizando a constituição do sujeito letrado em poesia, a partir de mediação docente intencional. O problema posto justifica-se pela crescente valorização da leitura, que tem colocado a formação de leitores como desafio para o âmbito educacional e impulsionado a realização de políticas públicas preocupadas com o ato de ler, dentre as quais se destaca o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola). Nessa perspectiva, a pesquisa assume enfoque qualitativo na pesquisa bibliográfica e experimental, ao acompanhar a atuação de um grupo de leitores de quarto ano de uma escola pública de Bento Gonçalves que, no contexto do projeto Brincadências poéticas, participaram de experiências de leitura e exercitaram o fazer poético. Criado no interior do espaço escolar, o “quintal de poesia” abriga a discussão sobre o processo de letrar para o poético, subsidiando reflexões sobre a vivência e a mediação da poesia, na infância. A investigação ancora-se em alguns princípios norteadores sobre leitura e práticas leitoras: Candido (1995) sustenta que a fruição literária é direito do ser humano; Larrosa (2002 e 2003) compreende que a leitura participa do processo de formação do sujeito; Zilberman (2003) sublinha a função emancipadora da obra literária; Paiva (2008) discute o lugar da política pública na literatura para a infância; Iser (1996) confere ao leitor um lugar de coatoria junto ao texto; Bordini e Aguiar (1988) concebem, no método recepcional, etapas para a leitura literária; Paz (1982) reflete sobre as especificidades do poético e sua constituição; Huizinga (1999) explicita as relações que aproximam o jogo e a poesia. A partir desse quadro teórico, o estudo propõe caminho para a educação literária, por meio da apropriação do poético, partindo da ênfase à musicalidade do texto e alcançando o enfoque imagético, de modo a complexificar, progressivamente, a atuação do leitor. Os resultados indicam que a educação literária pressupõe percurso de aprendizagem contínuo e intencional. As vivências apontam, ainda, algumas possibilidades para a instauração e consolidação da experiência poética na infância: ela se concretiza no território que envolve o cotidiano e suas transgressões, situando-se entre o conhecido e o estranho, a restrição e a liberdade; constrói-se com humor, seja na exploração de sons da língua, seja na manifestação do nonsense, seja ainda no emprego de palavras proibidas; é estabelecida em provocativos jogos de sentido, por meio da ambiguidade, do disfarce e do hibridismo na linguagem. Ao atentar para a constituição e o desenvolvimento do poético no interior da escola, a tese formula resposta possível às dificuldades que a instituição escolar tem enfrentado, no seu desafio de formar leitores e, sobretudo, leitores que leem com prazer, leitores para sempre. Por seu viés teórico-prático, a discussão busca contribuir para o processo de mediação da leitura solidária, fornecendo subsídios às reflexões sobre a formação do leitor e as metodologias de ensino voltadas à literatura e favorecendo a constituição de apreciadores da poesia, tendo em vista sua instrumentalização para a autonomia leitora, no contexto escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigates how children activate and reconstruct the poetic element that is present in literature selected by PNBE 2010, questioning the constitution of literate subject in poetry, taking intentional teacher mediation as a point of departure. The problem stated is justified by increasing value given to reading, which has put reader‟s training as a challenge for education environment, and encouraged public policies to worry about the act of reading, among which PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) can be highlighted. In this context, this work has a qualitative approach in bibliographic and experimental research. It follows acting of a 4th. year group of readers of a public school in Bento Gonçalves who, in the context of the project Brincadências poéticas, participated of reading experiences and exercised poetry making. Created in the school space, the “poetry backyard” (“quintal de poesia”) houses discussion about the process of literacy concerning poetry, subsidizing reflections about experience and mediation of poetry in childhood. This research is based on some leading principles about reading and reading practice: Candido (1995) assumes that literary fruition is a right of human beings; Larrosa (2002 and 2003) understands that reading participates in the process of subject education; Zilberman (2003) underlines the emancipating function of literature; Paiva (2008) discusses the place of public policies in literature for children; Iser (1996) confers the reader a place of coauthor upon the text; Bordini and Aguiar (1988) conceive, according to reception method, stages for literature reading; Paz (1982) reflects about specific elements of poetry and its constitution; Huizinga (1999) explains the relations that approximate playing and poetry. From this theoretical frame, this study proposes a route for education in literature, through appropriation of poetry, departing from emphasis on musicality of the text, reaching the image approach, so as to make reader‟s action, progressively, more and more complex. Results indicate that education in literature involves a continuous and intentional learning process. Experience also points out some ways for instauration and consolidation of experience with poetry in childhood: it operationalizes in the territory that involves everyday routine and its transgressions; it is placed between what is known and what is strange, between restriction and freedom; it is built with humor, exploring the sounds of the tongue, expressing nonsense, or even employing forbidden words; it is established in provocative plays of sense, through ambiguity, disguise, or even hybridism in language. When tackling constitution and development of poetry at school, this thesis formulates a possible answer to difficulties, which school as an institution has faced, in its challenge to educate readers and, mostly, readers who read with pleasure, readers forever. Because of its theoretical-practical bias, the discussion aims at contributing for the process of mediation of solidary reading, supplying subsidies to reflections about readers education and teaching methodologies, directed to literature and favoring the constitution of poetry appreciators, aiming at their use for autonomy in reading, in the school context.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectPoesia infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectChildren's literatureen
dc.subjectChildren's poetryen
dc.subjectReadingen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectDevelopment readingen
dc.titleBrincadências com a poesia infantil : um quintal para o letramento poéticopt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniRitterpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4549042852032510pt_BR
mtd2-br.author.lattesMARANGONI, Marli Cristina Tascapt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR


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