Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Maria de Fátima Webber do Prado
dc.contributor.authorWrezinski, Maurício Dal Bem
dc.contributor.otherOliveira, Lucas Fürstenau de
dc.contributor.otherGedoz, Maria Goréte do Amaral
dc.date.accessioned2022-02-28T17:35:45Z
dc.date.available2022-02-28T17:35:45Z
dc.date.issued2020-08-06
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9602
dc.descriptionO objetivo do presente trabalho é realizar um estudo de caso sobre a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem em organizações. Seu embasamento teórico se dá através de estudos sobre conceitos pedagógicos e tecnológicos utilizados em universidades corporativas. A partir desse estudo, foi possível identificar os elementos básicos que devem ser analisados para compor um ambiente virtual de aprendizagem destinado a profissionais e voltado à educação corporativa. As métricas para levantamento dos requisitos e dos softwares existentes para posterior avaliação e escolha, foram baseados nos dados coletados em trabalhos publicados, e adequados às necessidades específicas do estudo de caso. As publicações analisadas também ofereceram base para encontrar algumas das principais ferramentas educacionais existentes no mundo atualmente, e com isso, propor quais serão analisadas futuramente. Foi estabelecido o processo que será utilizado para o levantamento de requisitos, a técnica para a seleção do sistema a ser utilizado (TICESE) e as soluções tecnológicas que serão avaliadas. Com isso foi realizado o levantamento de requisitos com nas técnicas selecionadas e a adaptação da TICESE para os requisitos. Os softwares selecionados foram pontuados e o StarLearning foi selecionado como o mais indicado para ser utilizado no projeto. Com base nele foi desenvolvida uma arquitetura para a nova proposta da universidade e indicadas as melhorias obtidas pelas alterações. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to conduct a case study on the use of virtual learning environments in organizations. Its theoretical basis through studies on pedagogical and technological concepts used in corporate universities. From this study, it was possible to identify the basic elements that must be analyzed to form a virtual learning environment aimed at professionals and focused on corporate education. The metrics to the requirements and the available software to further evaluation and choice, were based on data collected in published works, and tailored to the specific needs of the case study. The analyzed publications also offered a basis for finding some of the main existing educational tools of the world today, and with it, which will be reviewed in the future. Finally, the process that will be used for requirements elicitation, the technique for selection of the system to be used (TICESE) and the technological solutions that will be evaluated. It was make the requirements gathering using the techniques selected and the TICESE adaptation for the requirements. The softwares selected was punctuated and StarLearning was selected like the best software for this project. Based on it was developed na architecture for the new proposition of the university and it was indicated the improvements made by changes. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleProjeto de e-learning para a área corporativapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorBoff, Elisa
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-08-06 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples