Mostra i principali dati dell'item
Protótipo de aplicativo para o auxílio de crianças com dislexia
dc.contributor.advisor | Nascimento, Alexandre Erasmo Krohn | |
dc.contributor.author | Begossi, Anderson Minozzo | |
dc.contributor.other | Dani, Gabriele | |
dc.contributor.other | Silva, Scheila de Avila e | |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T15:56:06Z | |
dc.date.available | 2022-03-16T15:56:06Z | |
dc.date.issued | 2021-07-09 | |
dc.date.submitted | 2021-06-22 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9673 | |
dc.description | A dislexia está presente em várias discussões na área da Educação, uma vez que as habilidades afetadas pelo transtorno são o alicerce de qualquer aprendizado. Com uma identificação precoce, e, a aplicação de um programa de intervenção adequado, as chances de minimizar as dificuldades são maiores. Nos últimos anos, é crescente o número de crianças com menos de 12 anos que possuem um celular próprio. Visto isso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um protótipo de aplicativo para dispositivos móveis, para o apoio à crianças com dislexia. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do transtorno, assim como uma descrição das tecnologias necessárias para o desenvolvimento da ferramenta. Em seguida, foi elaborado um projeto de software. A ferramenta foi idealizada tendo como inspiração um programa de remediação que utiliza a técnica da nomeação automática rápida. O projeto da solução foi construído a partir das diretrizes do processo ICONIX. Foram criados artefatos, como, protótipos de tela, diagrama de casos de uso, diagramas de sequência e diagramas de robustez, que serviram como base documentativa para a etapa de implementação. Foi desenvolvida uma web API REST, capaz de servir ao aplicativo dados armazenados remotamente. A API foi desenvolvida com a tecnologia Node.js, e o aplicativo com o framework React Native. As tecnologias escolhidas se mostraram adequadas e o desenvolvimento pôde ser realizado no tempo previsto. Após a implementação, a API foi disponibilizada publicamente através de um serviço de infraestrutura em nuvem, e o aplicativo foi publicado na loja de aplicativos Google Play Store. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura de software | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Aplicações Web | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.title | Protótipo de aplicativo para o auxílio de crianças com dislexia | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Ciência da Computação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-07-08 |