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dc.contributor.advisorAzevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.authorPerotoni, Fabiana
dc.contributor.otherNiederauer, Carina Maria Melchiors
dc.contributor.otherSilva, Carmem Luci da Costa
dc.contributor.otherZevallos, Verônica Pilar Gomezjurado
dc.date.accessioned2022-03-21T13:48:15Z
dc.date.available2022-03-21T13:48:15Z
dc.date.issued2022-03-18
dc.date.submitted2021-12-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9698
dc.descriptionAs histórias em quadrinhos (HQs) possuem apelo ao público jovem como ícone da cultura pop e, ao longo dos anos, tiveram o interesse da crítica renovado pela popularização e diversificação do gênero. Corroborando isso, atualmente, a BNCC de Língua Portuguesa ressalta a necessidade do desenvolvimento de habilidades de leitura de textos multissemióticos e de gêneros digitais. Contrapondo-se a essa necessidade de ensino, pouco se estuda sobre os elementos necessários para qualificar o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora desses textos, assim como análises que observem de modo equivalente o verbal e o não-verbal na construção do sentido discursivo. Buscando preencher esta lacuna, o presente estudo se propôs a investigar como se constitui o sentido do discurso nas HQs e tiras, nas quais o não verbal é ilustrativo, a partir da Teoria da Argumentação na Língua de Oswald Ducrot e colaboradores, mais precisamente, por meio da Teoria da Polifonia. Acredita-se que esta Teoria, auxiliada pelos conceitos de Eisner (1995) e McCloud (2016) sobre narrativa gráfica e arte sequencial, pode ser o ponto de partida para uma análise da construção de sentido em discursos multissemióticos narrativos e, posteriormente, para auxiliar no desenvolvimento da compreensão leitora analítica desses discursos, por parte dos aprendizes da língua materna escrita. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractComics appeal to young audiences as icons of pop culture and, over the years, have had the interest of critics renewed by the popularization and diversification of the genre. Corroborating this, currently, the Portuguese Language BNCC emphasizes the need to develop reading comprehension skills of multisemiotic texts and digital genres. In contrast to this need for teaching, few is studied about what elements are necessary to qualify the development of reading comprehension skills of these texts, as well as analyzes that observe the verbal and the non-verbal in an equivalent way in the discursive construction. Seeking to fill this gap, this study proposes to investigate how the meaning of discourse is constituted in comics and strips in which the non-verbal is illustrative from the Theory of Argumentation in Language by Oswald Ducrot and collaborators, more precisely, through of the Theory of Polyphony. It is believed that this Theory, aided by the concepts of Eisner (1995) and McCloud (2016) on graphic narrative and sequential art, can be the starting point for analyzing the construction of meaning in multisemiotic narrative discourses and, later, assist in the development of the analytical reading comprehension of these discourses for first language students. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectComic books, strips, etc.en
dc.subjectSemanticsen
dc.subjectEducationen
dc.titleA constituição do sentido do discurso em histórias em quadrinhos a partir da teoria da polifoniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8864111824037144pt_BR
mtd2-br.author.lattesPEROTONI, Fabianapt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras e Culturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-03-17


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