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Desenvolvimento de aplicações multitarefas em sistemas embarcados
dc.contributor.advisor | Martinotto, André Luis | |
dc.contributor.author | Oliveira, Marcal Nunes de | |
dc.contributor.other | Dorneles, Ricardo Vargas | |
dc.contributor.other | Notari, Daniel Luís | |
dc.date.accessioned | 2022-03-21T17:49:07Z | |
dc.date.available | 2022-03-21T17:49:07Z | |
dc.date.issued | 2020-12-24 | |
dc.date.submitted | 2020-12-16 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9708 | |
dc.description | Tradicionalmente, as aplicações de sistemas embarcados, são desenvolvidas utilizando uma técnica de desenvolvimento que consiste em um laço infinito, conhecido como super loop ou sistema Foreground/Background. Porém, esse modelo esgota os recursos dos microcontroladores, dificultando o desenvolvimento de aplicações mais complexas. Desta forma, torna-se atrativo a utilização de um sistema operacional de tempo real, que possibilita que as funcionalidades sejam implementadas como tarefas, que executam em threads independentes e com diferentes níveis de prioridade entre elas. Dentro deste contexto, neste trabalho foi realizado a alteração do produto embarcado produzido pela empresa Albatec Indústria Eletrônica, que consiste em um controlador para uma geladeira automotiva. Esse originalmente foi desenvolvido utilizando uma técnica Foreground/Background e foi adaptado de forma a utilizar um sistema operacional de tempo real. Para o desenvolvimento deste trabalho optou-se pela utilização do Sistema Operacional FreeRTOS, devido as limitações de hardware do microcontrolador STM32F030C6 e o fato desse apresentar uma licença de código livre. Além disso, considerou-se o suporte ao compilador Keil uVision, que é o compilador utilizado atualmente pela empresa Albatec e disponibilidade de uma documentação completa e suporte. Posteriormente, cada funcionalidade da aplicação foi implementada como uma thread independente, sendo que a sincronização entre elas foi realizada através de semáforos. A partir dos testes realizados verificou-se que a aplicação alterada apresentou um menor consumo de energia. De fato, a aplicação utilizando multitarefa apresentou um consumo de 3,9 mA enquanto a aplicação serializada possui um consumo de 6,4 mA. Porém, a aplicação alterada apresenta um alto consumo de memória, utilizando 3976 bytes dos 4 Kbytes disponíveis. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Microcontroladores | pt_BR |
dc.subject | Sistemas embarcados (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Processamento eletrônico de dados em tempo real | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de aplicações multitarefas em sistemas embarcados | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Ciência da Computação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |