Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDorion, Eric Charles Henri
dc.contributor.authorMarcolina, Flávia
dc.contributor.otherRocha, Jefferson Marçal da
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherMunhoz Olea, Pelayo
dc.date.accessioned2015-08-06T17:21:19Z
dc.date.available2015-08-06T17:21:19Z
dc.date.issued2015-08-06
dc.date.submitted2010-09-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/972
dc.descriptionEsta dissertação se insere na linha de Pesquisa de Gestão da Inovação e Competitividade, vinculada ao curso de Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que tem por objetivo estudar a relação entre a gestão da inovação e a competitividade no contexto global, tendo em vista a inserção da UCS na região de abrangência da Serra Gaúcha. Especificamente, a pesquisa caracterizou e analisou as inovações implementadas nas Práticas de Gestão nos cursos de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Por meio da metodologia de estudo de caso, descritivo e exploratório, a pesquisa relata as práticas de gestão e os processos inovadores que estão sendo realizados nestes cursos. A literatura abordada delineia os conceitos de inovação e tipos em quatro dimensões – inovações em produto, processo, marketing e organizacional. A análise de dados obtidos nas entrevistas realizadas revelou que estas universidades investem em inovações nas linhas de pesquisa e projetos que envolvem discentes, docentes e parcerias de instituições internacionais, oferecendo o curso de Mestrado como um produto de qualidade. Os cursos de MAA também apresentam uma integração com professores de universidades do exterior, fornecendo inovação em projetos. Verificou-se que os investimentos na inovação de um corpo docente podem modificar as linhas de pesquisa em parceria com empresas. Também foram considerados os investimentos em fomentos e editais que geram a aquisição de bolsas de pesquisa e recursos para as próprias universidades. Os resultados demonstraram que os cursos pesquisados são inovadores, porque realizaram pelo menos uma inovação no período da pesquisa, conforme indicado no Manual de Oslo (2009). Em sua maioria, as inovações estavam relacionadas a processos.pt_BR
dc.description.abstractThis project fits within the Research for the Management of Innovation and Competitiveness program, linked to the Master of Administration at the University of Caxias do Sul (UCS), which aims to study the relationship between the management of innovation and global competitiveness, with a view to their inclusion in the south of the country, area covered by the UCS. Specifically, the search feature and discuss the innovations implemented in Management Practices in the Master in Academic Administration, University of Caxias do Sul (UCS), University Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), University of Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Federal University of Santa Maria (UFSM) and University of Vale do Itajaí (UNIVALI). Through case study methodology, descriptive and exploratory, this research reported management practices and innovative processes that have been made in these courses. Through the concepts and types of innovation discussed in the literature in its four dimensions – innovation in product, process, organizational and marketing – the analysis of the collected data revealed that the universities invest in innovations in the projects of research which involve alumni, professors and partnerships with international institutions, offering the Masters Course as a quality product. Universities also have a knowledge innovation and integration with teachers from universities abroad by providing innovative design and stock paid in marketing strategies and Administration and Information. It has been verified that investments in innovation of an university can modify the projects of research in partnerships with other companies. The results also showed that the researched universities are innovatives, because effected at least one type of innovation during the data collection.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministração - Estudo e ensino (Pós-graduação)pt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectManagement - Study and teaching (Graduate)en
dc.subjectUniversities and colleges - Graduate worken
dc.subjectEducational innovationsen
dc.titleCaracterização e análise das inovações nos cursos de mestrado em Administração em universidades da região sul do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7554149032614917pt_BR
mtd2-br.author.lattesMARCOLINA, Fláviapt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorKöche, José Carlos


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples