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A influência da mídia na formação da opinião pública norte-americana na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico de curtas de animação da Disney

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Dissertação Ezequiel Jose Cecchin Simonetto.pdf (2.719Mb)
Date
2022-03-25
Author
Simonetto, Ezequiel José Cecchin
Orientador
Gomezjurado Zevallos, Verónica Pilar
Metadata
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Abstract
A propaganda é frequentemente utilizada por líderes para a conquista da opinião pública com a finalidade de perpetuar-se no poder e justificar suas manobras políticas. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os estúdios Disney produziram curtas metragens de animação - neste estudo, três são analisados: The New Spirit (1942), Food Will Win the War (1942) e Reason and Emotion (1943) -, os quais são exemplos da utilização da propaganda como forma de influenciar a opinião pública, além de mostrarem o ponto de vista norte-americano. Partindo do pressuposto de que os discursos das propagandas de guerra contribuíram para com a construção da opinião pública, o objetivo da presente dissertação é, primeiramente, sistematizar como ocorre a formação da opinião pública e, em seguida, examinar a propaganda de guerra utilizada nos curtas selecionados com base em algumas das categorias da semiótica peirceana. Utiliza-se como aporte teórico estudos de Jean-Marie Domenach (2001), Patrick Charaudeau (2015, 2016) e Edward Carr (1946) relativo à mídia, propaganda, ideologia política e formação da opinião pública; Charles Sanders Peirce (1994, 2017), Lucia Santaella (1994, 2000, 2012, 2018) e Winfried Nöth (1990) a respeito da semiótica; e John Baxter (2014) sobre a propaganda de guerra produzida pela Disney. A partir da compreensão de como os discursos utilizados nos curtas influenciaram a formação da opinião pública dos norte-americanos, esta pesquisa procura incentivar a atenção e o pensamento crítico para com tudo o que é veiculado nas mídias, principalmente no mundo virtual. Com o desenvolvimento tecnológico e a ascensão das redes sociais, há um excesso de informações a todo momento, e a iniciativa de verificar a veracidade dos discursos continua tão atual quanto no período da Segunda Guerra Mundial. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9748
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [211]

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