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dc.contributor.advisorMarcon, Silvana Regina Ampessan
dc.contributor.authorBordignon, Dalila
dc.contributor.otherMadalozzo, Magda Macedo
dc.contributor.otherCruz, Roberto Moraes
dc.date.accessioned2022-04-01T18:05:53Z
dc.date.available2022-04-01T18:05:53Z
dc.date.issued2022-03-26
dc.date.submitted2021-11-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9761
dc.descriptionEsta pesquisa objetivou avaliar competências de gestores em tempos de transformação digital. Para isso propõem-se a elaboração de escala, a validade de seu conteúdo e análise da estrutura interna do instrumento. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa baseado em revisão teórica de pré-testes do instrumento com gestores, análise de especialistas e aplicação de escala. Para este processo, os gestores responderam ao préteste e os especialistas a análise semântica do instrumento, que contribuíram como base para elaboração de escala de avaliação de competências para gestores. A aplicação da escala ocorreu via online e após foi realizada análise estatística dos resultados obtidos desta aplicação, visando verificar a confiabilidade da escala para mensurar competências de gestores em tempos de transformação digital. Além da elaboração, foi possível a aplicação, apresentar e discutir resultados da escala por meio da análise estatística utilizando o software Factor Analysis. Os índices de adequação do modelo teórico inicial da escala foram satisfatórios e a análise apresentada, permitiu a indicação de elementos para o aprimoramento da escala. O KMO = 0,80614, indicou que a matriz era favorável. Os índices de consistência interna foram favoráveis, sendo alpha de Cronbach de valor 0,946250 e o ômega McDonald de 0,955793. Na análise fatorial exploratória com as etapas de retenção de fatores e rotação dos fatores foram identificadas necessidades de ajustes para o modelo teórico proposto da escala. Na retenção de fatores, dos sete fatores propostos em modelo teórico, a análise constatou a retenção de apenas 5 fatores. Na etapa de rotação dos fatores foi realizada uma análise mais aprofundada para cada item averiguando seu índice de adequação dentro do constructo do modelo teórico proposto, onde foram identificadas e avaliadas algumas discrepâncias e necessidades de adequação. Por fim, para apoiar na tomada de decisão quanto as alterações necessárias na escala, utilizou-se da análise de teoria de resposta ao item (TRI). Ao final, a partir da análise e discussão dos resultados, do modelo teórico proposto com 58 questões em sete fatores diferentes, foi apresentado um novo modelo de escala, com 40 questões em seis fatores diferente, para avaliar competências de gestores em tempos de transformação digital. a pesquisa apresenta evidências preliminares de validação de estrutura interna da escala. A continuidade do estudo poderia seguir com uma nova coleta de dados suficientes para nova AFE e realização da análise fatorial confirmatória. A pesquisa cumpre os critérios acadêmicos e atende ao objetivo proposto contribuindo para construção de um conhecimento que possui grande potencial de aplicabilidade no cotidiano das organizações de trabalho e diretamente aos trabalhadores.[resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to evaluate the skills of managers in times of digital transformation. For this purpose, the elaboration of a scale, the validity of its content and analysis of the instrument's internal structure are proposed. This is a quantitative approach study based on a theoretical review of pre-tests of the instrument with managers, expert analysis and scale application. For this process, the managers responded to the pre-test and the specialists to the semantic analysis of the instrument, which contributed as a basis for the elaboration of a competency assessment scale for managers. The application of the scale took place online and after that, a statistical analysis of the results obtained from this application was carried out, in order to verify the reliability of the scale to measure the competences of managers in times of digital transformation. In addition to the elaboration, it was possible to apply, present and discuss the results of the scale through statistical analysis using the Factor Analysis software. The indices of adequacy of the initial theoretical model of the scale were satisfactory and the analysis presented allowed the indication of elements for the improvement of the scale. The KMO = 0.80614, indicated that the matrix was favorable. Internal consistency indices were favorable, with Cronbach's alpha of 0.946250 and McDonald's omega of 0.955793. In the exploratory factor analysis with the stages of factor retention and factor rotation, adjustment needs were identified for the proposed theoretical model of the scale. In the retention of factors, of the seven factors proposed in the theoretical model, the analysis found the retention of only 5 factors. In the factor rotation stage, a more in-depth analysis was carried out for each item, verifying its adequacy index within the proposed theoretical model construct, where some discrepancies and adequacy needs were identified and evaluated. Finally, to support the decision making regarding the necessary changes in the scale, the item response theory analysis (IRT) was used. At the end, based on the analysis and discussion of the results, of the proposed theoretical model with 58 questions in seven different factors, a new scale model was presented, with 40 questions in six different factors, to assess the competencies of managers in times of digital transformation. the research presents preliminary evidence of validation of the scale's internal structure. The continuity of the study could continue with a new collection of data sufficient for a new EFA and carrying out the confirmatory factor analysis. The research meets the academic criteria and meets the proposed objective, contributing to the construction of knowledge that has great potential for applicability in the daily life of work organizations and directly to workers. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectTrabalho - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectOrganizational changeen
dc.subjectWork - Psychological aspectsen
dc.subjectKnowledge managementen
dc.titleEscala para avaliação de competências de gestores em tempos de transformação digital: evidências preliminares de validação de estrutura internapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5227020193932346pt_BR
mtd2-br.author.lattesBORDIGNON, D.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Psicologiapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorLucas, João Ignacio Pires
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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