Mostrar el registro sencillo del ítem
Perfil, características e metodologias dos treinadores de escolas de futebol do município de Caxias do Sul-RS
dc.contributor.advisor | Busin, Diego | |
dc.contributor.author | Boff, Leonardo Salmentão | |
dc.contributor.other | Silva, Mauro Amancio da | |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T16:51:38Z | |
dc.date.available | 2022-04-11T16:51:38Z | |
dc.date.issued | 2021-12-17 | |
dc.date.submitted | 2021-11-25 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9811 | |
dc.description | Introdução: O futebol é o esporte mais popular do mundo, onde as escolas de futebol apresentam um papel de suma importância na vida das crianças e adolescentes. Diante disso, as investigações acerca dos treinadores destas escolas e da aplicação dos diferentes métodos de ensino por eles utilizados, torna-se de grande relevância. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais são as metodologias utilizadas, bem como, as características dos treinadores e das escolas de futebol da cidade de Caxias do Sul-RS. Metodologia: A amostra foi composta por 34 treinadores de 16 escolas de futebol do município de Caxias do Sul-RS, distribuídos em quatro classes de treinadores: professor de educação física, professor de educação física exatleta, estagiário e ex-atleta. Os participantes responderam a um questionário composto por 16 questões abertas e fechadas e de múltipla escolha, disponibilizado de forma digital, através de um link da ferramenta Google Forms, processado na Plataforma Google. Resultados: Foi possível observar que o método global é o mais utilizado pelos treinadores que participaram da pesquisa e, há escolas particulares e sociais oportunizando as crianças e adolescentes a praticarem a modalidade de futebol, estas comandadas por treinadores das quatro classes supracitadas. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Football is the most popular sport in the world, where football schools play an extremely important role in the lives of children and adolescents. Therefore, investigations about the coaches of these schools and the application of the different teaching methods used by them, becomes of great importance. Objective: This research aimed to identify the methodologies used, as well as the characteristics of coaches and football schools in the city of Caxias do SulRS. Methodology: The sample consisted of 34 coaches from 16 soccer schools in the city of Caxias do Sul-RS, divided into four classes of coaches: physical education teacher, physical education teacher ex-athlete, trainee and ex-athlete. Participants answered a questionnaire, made available digitally, through a link from the Google Forms tool, on the Google Platform. Results: It was possible to observe that the global method is the most used by coaches who participated in the research, and there are private and social schools providing opportunities for children and adolescents to practice football, these being led by coaches from the four classes mentioned above. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Futebol - Treinamento - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Perfil, características e metodologias dos treinadores de escolas de futebol do município de Caxias do Sul-RS | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Educação Física | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-12-17 |