Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorBusin, Diego
dc.contributor.authorHoffmann, Monique
dc.contributor.otherBrodt, Guilherme Auler
dc.date.accessioned2022-04-11T17:03:34Z
dc.date.available2022-04-11T17:03:34Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.date.submitted2021-12-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9812
dc.descriptionA dança é uma ótima ferramenta de expressão, desenvolvimento motor, cognitivo, propriocepção e autoconhecimento. Com todos esses benefícios, quando você começa a praticar, é muito comum querer cada vez mais crescer e evoluir nessa arte. Pensando em todos esses fatores, e ainda, levando em consideração que a maioria dos bailarinos começa sua carreira cedo, é necessário que uma preparação física aconteça em paralelo. Sendo assim, esta pesquisa buscou verificar o efeito da adição de um treinamento intervalado de alta intensidade à rotina de aulas de bailarinas jovens de jazz, sob desempenho aeróbio e técnico da dança. O estudo possui o caráter quantitativo, quase experimental, com período controle. A amostra foi composta por seis bailarinas de jazz, entre 15 e 17 anos, da cidade de Caxias do Sul ? RS. Após a seleção da amostra, foram aplicados os testes para iniciar o período controle, e então, o período intervenção, com novas testagens. A intervenção teve duração de cinco semanas de treinamento de HIIT específico para a dança, sendo 20 minutos cada sessão, realizados duas vezes na semana. Ao final deste período e os testes reaplicados, não foram encontradas diferenças significativas, tanto na aptidão aeróbia, quanto no desempenho técnico da dança. O HIIT é uma abordagem de treinamento interessante para essa população, no entanto estudos com tempo de intervenção e quantidade amostral maior devem ser incentivados, visto que as pesquisas encontradas na literatura ainda são escassas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractDance is a great tool for expression, motor development, cognitive development, proprioception and self-knowledge. With all these benefits, when you start practicing, it's very common that you want to grow and evolve in this art even more. Considering all these factors and taking into account that most dancers start their careers early, it is necessary that physical preparation takes place in parallel. Therefore, this research aimed to verify the effect of adding a high intensity interval training to the routine of classes of young jazz dancers, under aerobic and technical dance performance. The study is quantitative, almost experimental, with a control period. The sample consisted of six jazz dancers, between 15 and 17 years old, from the city of Caxias do Sul ? RS. After sample selection, tests were applied to start the control period, and then the intervention period, with new tests. The intervention lasted five weeks of dance-specific HIIT training, with 20 minutes each session, performed twice a week. At the end of this period and the tests reapplied, no significant differences were found, either in aerobic fitness or in the technical performance of the dance. HIIT is an interesting training approach for this population, however studies with intervention time and larger sample size should be encouraged, as the research found in the literature is still scarce. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.subjectAtletas - Treinamentopt_BR
dc.subjectExercícios físicospt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleInclusão de um treinamento intervalado de alta intensidade específico para a dança, na rotina de bailarinas jovens de jazzpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Educação Físicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-12-16


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige