Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDe Toni, Deonir
dc.contributor.authorDias, Deise Taiana de Ávila
dc.contributor.otherFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.otherLarentis, Fabiano
dc.contributor.otherTrez, Guilherme
dc.date.accessioned2015-08-14T14:05:21Z
dc.date.available2015-08-14T14:05:21Z
dc.date.issued2015-08-14
dc.date.submitted2015-05-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/982
dc.descriptionOs modelos mentais podem ser descritos como um conjunto de representações, uma visão do mundo. São vieses e suposições que impactam diretamente nas ações do indivíduo. Com base nos pressupostos teóricos este estudo teve a finalidade de analisar os impactos dos modelos mentais dos empreendedores sobre o desempenho organizacional. Assim, na literatura se identificou que parte dos modelos mentais podem ser formados pelas seguintes dimensões: Conhecimentos, Habilidades Emocionais, Mente Linear, Relacionamento, Comunicação, Estratégia, Criatividade e Inovação, e Vocação. A partir de uma pesquisa descritiva quantitativa, este estudo validou uma escala para mensurar as dimensões dos modelos mentais dos empreendedores. Os dados foram analisados por meio de estatísticas multivariadas, utilizando-se a Modelagem de Equações Estruturais, a qual possibilitou a execução dos testes e análises das hipóteses propostas nesta investigação. Mediante a verificação do coeficiente de determinação (R2), esta pesquisa identificou que 27,1% do desempenho organizacional é explicado pelos modelos mentais dos empreendedores. As dimensões que mais impactaram no desempenho organizacional foram: (i) Criatividade e Inovação; (ii) Comunicação e (iii) Habilidades Emocionais. Dentre as contribuições deste trabalho destaca-se primeiro, a compreensão de como e quanto as dimensões influenciam no desempenho organizacional, segundo, na validação de uma escala para mensurar as dimensões dos modelos mentais dos empreendedores e seus impactos sobre o desempenho organizacional.pt_BR
dc.description.abstractMental models are described as a set of representations, a world view. They are biases and assumptions that impact directly on the individual actions. Based on the theoretical assumptions this study had the purpose to analyze the impacts of mental models of the entrepreneurs on organizational performance. Through the literature it was identified that part of the mental models can be formed by the following dimensions: Knowledge, Emotional Skills, Linear Mind, Relationship, Communication, Strategy, Creativity and Innovation, Vocation. This study validated a scale from a quantitative descriptive research to measure the dimensions of mental models of the entrepreneurs. Data were analyzed by multivariate statistics using the Structural Equation Modeling (SEM) which enabled the tests and analyzes of the proposed hypotheses in this research. By checking the Coefficient of Determination (R2) the research found that 27.1% of the organizational performance is explained by the mental models of the entrepreneurs. The dimensions that most impacted the organizational performance were: (i) Creativity and Innovation; (ii) Communication and (iii) Emotional Skills. Among the contributions of this study, stands out firstly the understanding of how and how much the dimensions influence on organizational performance. Secondly, the validation of a scale to measure the dimensions of the mental models of entrepreneurs and their impact on the organizational performance.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectCognitive psychologyen
dc.subjectOrganizational changeen
dc.subjectManagementen
dc.titleImpactos dos modelos mentais no desempenho organizacional : um estudo no setor metalmecânico de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8365580175068321pt_BR
mtd2-br.author.lattesDIAS, D. T. Á.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples