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dc.contributor.advisorGalelli, Ademar
dc.contributor.authorAndreis, Alexandra
dc.contributor.otherBarcellos, Paulo Fernando Pinto
dc.contributor.otherMacke, Janaina
dc.contributor.otherFracasso, Edi Madalena
dc.date.accessioned2015-09-21T11:52:28Z
dc.date.available2015-09-21T11:52:28Z
dc.date.issued2015-09-21
dc.date.submitted2015-04-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/999
dc.descriptionNo atual ambiente educacional, em meio à complexidade que permeia as instituições de ensino, fica evidente a importância de gerenciar essas entidades de maneira eficiente, para que consigam atingir seus objetivos estratégicos. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) foram criados para atender às demandas e necessidades sociais e regionais, valorizando a integração com a comunidade. Nesse cenário, a questão da responsabilidade social surge como uma das obrigações dessas instituições. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as competências organizacionais dos três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Rio Grande do Sul e as contribuições destas competências para a implementação da responsabilidade social dessas instituições. Como método, foi efetuada uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. A estratégia utilizada foi a de estudo de caso único, com três unidades de pesquisa e, como técnica de coleta de dados, foram utilizadas análise documental e entrevistas em profundidade. A análise de conteúdo foi realizada com auxílio do software Nvivo. Como resultado da pesquisa, identificouse sete competências organizacionais necessárias ao cumprimento dos objetivos estratégicos dos IFs e seus resultados esperados. Os resultados sugerem que essas competências organizacionais estão relacionadas com os preceitos da responsabilidade social e, quando executadas em sua plenitude, contribuem para que os IFs adotem em seu planejamento e em suas ações, práticas que promovam a inclusão social, a formação completa, por meio do desenvolvimento das competências profissionais e dos valores de cidadania em seus alunos, e também o desenvolvimento social e econômico das regiões onde estão inseridos. Um dos achados do estudo foi a constatação de que os IFs precisam, nesse momento de sua trajetória histórica, consolidar seu papel e suas funções por meio de reflexão e debates com a comunidade acadêmica sobre sua Lei de Criação nº 11.892/2008, para amadurecimento de suas ações. Também destaca-se que este estudo contribui na expansão do conhecimento no que se refere ao posicionamento estratégico dos IFs em relação à responsabilidade social.pt_BR
dc.description.abstractTaking into consideration the inherent complexity of current educational institutions, efficient management is of the highest importance. The Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs) were created to serve social and regional needs, with a particular focus on integration with the community. Social responsibility emerges as one of the obligations of these institutions. The present study looked at the organizational skills of the Federal Institutes of Education, Science and Technology in the state of Rio Grande do Sul and the identified and analyzed the level of implementation of social responsibility in these institutions. Research of a qualitative and exploratory-descriptive nature was conducted as a methodology. Multiplecase studies were considered and documentary analysis and detailed interviews were utilized for data collection. The content analysis was performed by Nvivo software. This research resulted in seven organizational skills being identified as necessary for the fulfillment of the strategic goals for the IFs. The results suggest a connection between organizational skills and the precepts of social responsibility. When this approach is fully adopted by the IFs in their planning and actions, the result is social inclusion, the development of professional skills, increase in values of citizenship in the students, and the social and economic development of the region. In order to mature as institutions, the study discovered that at this point of historical transition and with the creation of Law nº 11.892/2008, IFs need to consolidate and reflect on their social roles and engage in discussion with the academic community at large. It also highlighted the strategic position of IFs in terms of their ability to increase social responsibility.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresa - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectFederal Institutes of Education, Science and Technology the Rio Grande do Sulen
dc.subjectSocial responsibility of business - Rio Grande do Sul (Brazil)en
dc.subjectPublic schools - Organization and administrationen
dc.titleContribuições das competências organizacionais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul para a implementação de seus papéis sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9845134164934906pt_BR
mtd2-br.author.lattesANDREIS, A.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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