• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Projeto preliminar de um sistema de tração 4x4 aplicado a um veículo baja SAE

Thumbnail
Ver/
TCC Bruno Sartor Erlo.pdf (4.156Mb)
Fecha
2021-12-13
Autor
Erlo, Bruno Sartor
Orientador
Grison, Vagner
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente estudo tem como principal intuito o desenvolvimento de um projeto preliminar no âmbito teórico e numérico de um sistema mecânico de tração 4x4 para aplicação em um veículo BAJA SAE. Elencou-se como referência o veículo da equipe TOBAJA da Universidade de Caxias do Sul que atualmente conta com uma configuração de tração 4x2. Além da implementação do sistema 4x4 ser uma possível obrigatoriedade em competições futuras, justificou-se segundo trabalhos correlatos o aprimoramento da mobilidade de veículos sob condições de terrenos adversos onde sobretudo há perdas de tração. Por intermédio de uma matriz decisória pode-se elencar o tipo de sistema mais propício para a atual realidade da equipe. Evidenciando um comparativo entre os sistemas 4x2 e 4x4 desenvolveu-se através de um software de programação um algoritmo a fim assessorar os cálculos da dinâmica longitudinal do veículo, sendo essencialmente representada pela 2ª Lei de Newton. O algoritmo por sua vez contribuiu também na obtenção da configuração ideal de relação de engrenamento da caixa de transmissão. Sucessivamente com fundamento nas normas da AGMA executaram-se os cálculos de pré-dimensionamento dos principais elementos do conjunto de powertrain. Em suma os componentes preliminarmente concebidos apresentaram requisitos adequados de funcionalidade perante um período anual de testes e competições estipulados. Com relação ao sistema 4x4 evidenciaram-se perspectivas negativas no contexto onde o veículo opera sob condições homogêneas de pista. Nada obstante pode-se constatar uma performance superior do sistema implementado sob circunstâncias de solo constituído por diferentes coeficientes de atrito. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10895
Colecciones
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [309]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV