Projeto preliminar de um sistema de tração 4x4 aplicado a um veículo baja SAE
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Data
2021-12-13Autor
Erlo, Bruno Sartor
Orientador
Grison, Vagner
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O presente estudo tem como principal intuito o desenvolvimento de um projeto preliminar no âmbito teórico e numérico de um sistema mecânico de tração 4x4 para aplicação em um veículo BAJA SAE. Elencou-se como referência o veículo da equipe TOBAJA da Universidade de Caxias do Sul que atualmente conta com uma configuração de tração 4x2. Além da implementação do sistema 4x4 ser uma possível obrigatoriedade em competições futuras, justificou-se segundo trabalhos correlatos o aprimoramento da mobilidade de veículos sob condições de terrenos adversos onde sobretudo há perdas de tração. Por intermédio de uma matriz decisória pode-se elencar o tipo de sistema mais propício para a atual realidade da equipe. Evidenciando um comparativo entre os sistemas 4x2 e 4x4 desenvolveu-se através de um software de programação um algoritmo a fim assessorar os cálculos da dinâmica longitudinal do veículo, sendo essencialmente representada pela 2ª Lei de Newton. O algoritmo por sua vez contribuiu também na obtenção da configuração ideal de relação de engrenamento da caixa de transmissão. Sucessivamente com fundamento nas normas da AGMA executaram-se os cálculos de pré-dimensionamento dos principais elementos do conjunto de powertrain. Em suma os componentes preliminarmente concebidos apresentaram requisitos adequados de funcionalidade perante um período anual de testes e competições estipulados. Com relação ao sistema 4x4 evidenciaram-se perspectivas negativas no contexto onde o veículo opera sob condições homogêneas de pista. Nada obstante pode-se constatar uma performance superior do sistema implementado sob circunstâncias de solo constituído por diferentes coeficientes de atrito. [resumo fornecido pelo autor]