A exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam da operação
Zusammenfassung
Com a globalização, inúmeras grandes marcas se internacionalizaram nos últimos anos e, em consequência, cada vez mais as empresas brasileiras buscam se inserir no mercado internacional para que possam expandir seus negócios. Porém, para isso, é necessário possuir conhecimento do mercado-alvo e elaborar estratégias de como posicionar a marca no exterior. Nesse cenário, empresas denominadas trading companies, que possuem esse know-how internacional, oferecem a facilidade de realizar operações de exportação para as fabricantes brasileiras que almejam se inserir no mercado externo. A partir disso, este estudo busca analisar o processo de exportação indireta via trading company sob a ótica de profissionais que participam dessa operação. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com profissionais de empresas fabricantes brasileiras e de trading companies, a fim de averiguar as principais características e dificuldades da inserção internacional via trading company. Os resultados mostram que os fabricantes e os traders tem uma percepção similar acerca das vantagens de realizar uma exportação indireta. Entretanto, as adversidades apontadas pelos entrevistados indicam que o relacionamento entre as empresas requer uma atenção maior para que consigam atingir novos mercados juntos. [resumo fornecido pelo autor]