Análise e seleção de mercados para a exportações de uma empresa do setor de frutas localizada em Farroupilha
View/ Open
Date
2021-12-09Author
Possa, Maiara Zanon
Orientador
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Metadata
Show full item recordAbstract
No contexto mundial e atual, a globalização favorece as relações internacionais tanto para negociações como para interação social. Diante disso, as exportações brasileiras vêm crescendo nos últimos anos. Esse movimento tem sido observado em vários setores, entre eles as exportações de frutas in natura. Devido às várias possibilidades existentes em termos de mercados-alvo, surge a necessidade de selecionar mercados potenciais e prioritários para desenvolver as etapas seguintes da exportação, buscando a inserção no mercado internacional. Inserido nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral identificar mercados prioritários para as exportações da empresa estudada. Para tanto, a pesquisa será apresentada através do método misto, qualitativo e quantitativo, utilizando-se o método de estudo de caso Analytic Hierarchy Process (AHP). Os resultados indicam que, dentre os critérios econômicos, comerciais e sociopolíticos, os que possuem o maior grau de importância na escolha dos mercados de destino das exportações são os comerciais. E, quanto à escolha dos mercados de destino, destaca-se Portugal como o país prioritário para as exportações de maçãs da empresa estudada. [resumo fornecido pelo autor]