Avaliação da satisfação de treinamentos corporativos em uma empresa de grande porte
Zusammenfassung
Esta dissertação apresenta uma análise sobre treinamento em que, no contexto em que as organizações estão inseridas, em meio aos seus concorrentes, torna-se uma ferramenta que ajuda a desenvolver seus funcionários para alavancar e sustentar sua competitividade. O processo de treinamento auxilia a organização que busca frequentemente aprimorar as competências de seus funcionários, proporcionando uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. O desenvolvimento dessas práticas ajuda a organização no desenvolvimento do potencial, da força de trabalho, do comprometimento e da interação, capacitando o indivíduo no ambiente de trabalho. Com base nisso, o objetivo do estudo é avaliar a satisfação de treinamentos corporativos em uma empresa de grande porte. No que se refere aos estudos relacionados a treinamento, eles podem ser denominados programas de desenvolvimento de competências, educação corporativa, programas de treinamento ou desenvolvimento. O presente estudo utilizou-se de um questionário de avaliação de treinamento, desenvolvido principalmente para uso na prática, mas também é aplicável à pesquisa de campo e abrange resultados de treinamento de curto e longo prazo. A partir da coleta de dados, a pesquisa teve 332 respondentes, que são funcionários da empresa Marcopolo. Estruturou-se uma análise fatorial que mostra que a pesquisa teve estabilidade nos dados. Como grandes resultados obtidos na pesquisa, fica evidente que as pessoas se sentem valorizadas e reconhecidas por participarem dos treinamentos e, consequentemente, satisfeitas com o trabalho, o que gera os melhores resultados quanto à qualidade, produtividade e entrega. Sugere-se que pesquisas futuras repliquem o estudo, e implicações teóricas e práticas sejam discutidas. [resumo fornecido pelo autor]