• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A percepção de professores dos anos finais do ensino fundamental de uma rede pública municipal de ensino em relação ao trabalho da coordenação pedagógica

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Vanessa Bisutti Monteiro.pdf (915.6Kb)
Data
2023-03-23
Autor
Monteiro, Vanessa Bisutti
Orientador
Pescador, Cristina Maria
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação apresenta um estudo cujo objetivo foi compreender as percepções dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal na serra gaúcha em relação ao trabalho da coordenação pedagógica, a fim de refletir sobre a função da coordenação pedagógica para a gestão escolar. A metodologia consistiu em abordagem qualitativa e exploratória, com pesquisa empírica, cujo objetivo visava compreender as percepções dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal na serra gaúcha em relação ao trabalho da coordenação pedagógica, a fim de refletir sobre a função da coordenação para a gestão escolar. Para fundamentar tal pesquisa, utilizaram-se Libâneo e Nóvoa como principais aportes teóricos, dentre outros. Para responder aos questionamentos da pesquisa, realizou-se uma investigação com professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O instrumento de construção de dados foi um questionário contendo quatorze perguntas, sendo onze questões abertas e três fechadas. Esse questionário foi publicado via Google® formulário, cujo link foi disponibilizado aos docentes participantes da pesquisa via WhatsApp®, no mês de abril de 2021. A partir disso, foi utilizada a técnica de análise categorial e análise do corpus, fazendo leituras e releituras do material contendo os dados. Os resultados foram interpretados a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). O resultado aponta as percepções do corpo docente em relação à função da coordenação pedagógica, como acompanhar, auxiliar, orientar e mediar o processo de ensino e aprendizagem na escola, sendo um suporte pedagógico aos professores e mantendo o diálogo entre a comunidade escolar. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11801
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV