A percepção de professores dos anos finais do ensino fundamental de uma rede pública municipal de ensino em relação ao trabalho da coordenação pedagógica
Visualizar/ Abrir
Data
2023-03-23Autor
Monteiro, Vanessa Bisutti
Orientador
Pescador, Cristina Maria
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação apresenta um estudo cujo objetivo foi compreender as percepções dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal na serra gaúcha em relação ao trabalho da coordenação pedagógica, a fim de refletir sobre a função da coordenação pedagógica para a gestão escolar. A metodologia consistiu em abordagem qualitativa e exploratória, com pesquisa empírica, cujo objetivo visava compreender as percepções dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal na serra gaúcha em relação ao trabalho da coordenação pedagógica, a fim de refletir sobre a função da coordenação para a gestão escolar. Para fundamentar tal pesquisa,
utilizaram-se Libâneo e Nóvoa como principais aportes teóricos, dentre outros. Para responder aos questionamentos da pesquisa, realizou-se uma investigação com professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O instrumento de construção de dados foi um questionário contendo quatorze perguntas, sendo onze questões abertas e três fechadas. Esse questionário foi publicado via Google® formulário, cujo link foi disponibilizado aos docentes participantes da pesquisa via WhatsApp®, no mês de abril de 2021. A partir disso, foi utilizada a técnica de análise categorial e análise do corpus, fazendo leituras e releituras do material contendo os dados. Os resultados foram interpretados a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). O resultado aponta as percepções do corpo docente em relação à função da coordenação pedagógica, como acompanhar, auxiliar, orientar e mediar o processo de ensino e aprendizagem na escola, sendo um suporte pedagógico aos professores e mantendo o diálogo entre a comunidade escolar. [resumo fornecido pelo autor]