Uma unidade de ensino potencialmente significativa para promover a aprendizagem de ondulatória no ensino médio
Datum
2023-04-11Autor
Santos, Rita Daniela Dieterich dos
Orientador
Giovannini Júnior, Odilon
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Atualmente, muitas pesquisas voltadas ao ensino de Física têm sido realizadas em programas aacadêmicos e profissionais. Um desafio, entre tantos outros relacionados aos fenômenos educacionais, tem sido compreender as dificuldades no ensino e na aprendizagem e, a partir dos resultados da pesquisa, propiciar ações pedagógicas que visam conquistar o interesse dos alunos para as aulas de Física. Nota-se, na prática
docente, que há um certo desinteresse dos alunos pelo aprendizado em Física e também em outras disciplinas como Química e Matemática, pois os alunos chegam ao Ensino Médio e assistem aulas demasiadamente expositivas, predominantemente com uso da lousa, descontextualizada e que não consideram os conhecimentos prévios dos alunos, prejudicando, assim, o desejo mais natural do ser humano que é o de aprender coisas novas. Nesta perspectiva, o presente estudo é uma tentativa de criar um ambiente atrativo para o ensino de Física, que contribua para tornar o aluno participativo nas aulas, com um caráter investigativo e crítico através do uso de atividades experimentais e situações problemas em Ondulatória para promover a aprendizagem significativa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em uma turma do segundo ano do Ensino Médio da rede privada, na escola de atuação da professora pesquisadora, na qual havia 34 alunos matriculados. A aplicação da proposta de intervenção ocorreu nas aulas de Física, no período de outubro a novembro de 2021. Elaborou-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), na qual uma sequência de atividades voltadas ao ensino de Ondulatória foram propostas para promover a aprendizagem significativa dos estudantes. A partir da análise dos dados obtidos por meio de diversos instrumentos de
coleta identificou-se que os estudantes participaram ativamente das atividades experimentais, debateram os resultados entre eles e responderam testes individualmente e em grupo contribuindo para a aquisição de conhecimento de Ondulatória e promovendo, em certo grau, a aprendizagem significativa. Como resultado da pesquisa realizada foi elaborado um produto educacional que consiste em um material de apoio pedagógico, com planos de aulas organizados e estruturados na forma de uma UEPS, envolvendo atividades experimentais, uso de simulações e situações problemas que podem contribuir para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]