Uma unidade de ensino potencialmente significativa para promover a aprendizagem de ondulatória no ensino médio
Fecha
2023-04-11Autor
Santos, Rita Daniela Dieterich dos
Orientador
Giovannini Júnior, Odilon
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Atualmente, muitas pesquisas voltadas ao ensino de Física têm sido realizadas em programas aacadêmicos e profissionais. Um desafio, entre tantos outros relacionados aos fenômenos educacionais, tem sido compreender as dificuldades no ensino e na aprendizagem e, a partir dos resultados da pesquisa, propiciar ações pedagógicas que visam conquistar o interesse dos alunos para as aulas de Física. Nota-se, na prática
docente, que há um certo desinteresse dos alunos pelo aprendizado em Física e também em outras disciplinas como Química e Matemática, pois os alunos chegam ao Ensino Médio e assistem aulas demasiadamente expositivas, predominantemente com uso da lousa, descontextualizada e que não consideram os conhecimentos prévios dos alunos, prejudicando, assim, o desejo mais natural do ser humano que é o de aprender coisas novas. Nesta perspectiva, o presente estudo é uma tentativa de criar um ambiente atrativo para o ensino de Física, que contribua para tornar o aluno participativo nas aulas, com um caráter investigativo e crítico através do uso de atividades experimentais e situações problemas em Ondulatória para promover a aprendizagem significativa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em uma turma do segundo ano do Ensino Médio da rede privada, na escola de atuação da professora pesquisadora, na qual havia 34 alunos matriculados. A aplicação da proposta de intervenção ocorreu nas aulas de Física, no período de outubro a novembro de 2021. Elaborou-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), na qual uma sequência de atividades voltadas ao ensino de Ondulatória foram propostas para promover a aprendizagem significativa dos estudantes. A partir da análise dos dados obtidos por meio de diversos instrumentos de
coleta identificou-se que os estudantes participaram ativamente das atividades experimentais, debateram os resultados entre eles e responderam testes individualmente e em grupo contribuindo para a aquisição de conhecimento de Ondulatória e promovendo, em certo grau, a aprendizagem significativa. Como resultado da pesquisa realizada foi elaborado um produto educacional que consiste em um material de apoio pedagógico, com planos de aulas organizados e estruturados na forma de uma UEPS, envolvendo atividades experimentais, uso de simulações e situações problemas que podem contribuir para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]