Olhar pedagógico para crianças que apresentam Transtorno Opositor Desafiador (TOD)
Mostra/ Apri
Data
2022-07-07Autore
Souza, Aline Prestes de
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Este artigo trata do Transtorno Opositor Desafiador, tema não muito abordado na área da Educação. Tem como objetivo identificar e analisar possibilidades de mediação pedagógica como estudante diagnosticado com TOD a partir de revisão de literatura e de relatos pedagógicos. O artigo traz as principais conceituações e características do TOD; discute alguns desafios da criança com TOD no contexto escolar e busca mapear possibilidades de mediações para crianças com diagnóstico de TOD a partir de um caso fictício construído a partir de registros pedagógicos. Os objetivos são respondidos através de um estudo bibliográfico organizado em 5 tópicos: O que é Transtorno Opositor Desafiador, os desafios do TOD para as famílias e escola, O Transtorno Opositor Desafiador (TOD): desafios da escola, Caso Matias e Considerações Finais. A partir do referencial teórico e da análise das situações destaca-se que o professor necessita ter uma visão ampla no que se refere à realidade da criança, da escola e da família, como requer perceber a importância que é se autoconhecer, autoconfiança, e respeito por si e pelo outro para realizar mediações que contribuam para o desenvolvimento do estudante com TOD. [resumo fornecido pelo autor]