A prática da educação física nas escolas municipais de Caxias do Sul – RS: o retorno das aulas presenciais
Fecha
2022-07-13Autor
Alves, Luiza Deves
Orientador
Bonone, Carlos Gabriel Gallina
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O objetivo deste estudo foi compreender de que forma ocorrem as aulas de Educação Física nos 4º anos das séries iniciais após o retorno das aulas presenciais. Por sua vez, os objetivos específicos foram identificar os conteúdos abordados pelos professores do 4º ano do Ensino Fundamental, verificar como ocorreu a participação dos alunos no retorno presencial das aulas e analisar a interação professor-alunos, dando ênfase na importância dos feedbacks. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo e transversal, que utiliza o método de investigação de campo com informações coletadas através de observações e entrevistas semiestruturadas. A amostra final acabou sendo constituída por 3 professores, 3 turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, de 3 escolas municipais da cidade de Caxias do Sul. Os principais resultados foram: com relação aos conteúdos os três professores apropriam-se dos documentos norteadores da educação para embasar suas práticas pedagógicas; ao que se refere a participação dos alunos no retorno presencial, identificou-se que os protocolos praticamente não ocorrem mais; o envolvimento dos estudantes nas aulas é bastante ativo e a relação entre os professores e alunos evidenciou um vínculo respeitoso e afetuoso observável através dos feedbacks. [resumo fornecido pelo autor]