Análise da rentabilidade através da margem de contribuição com o auxilio do BI: estudo de caso em uma prestadora de serviços de revestimentos e venda de artefatos de borracha.
Fecha
2022-12-12Autor
Pinheiro, Karina de Paris
Orientador
Ferreira, Simone Taffarel
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
As empresas, independentemente do tamanho e nível de atuação, estão cada vez mais tomando consciência de como seus dados são um valioso e poderoso ativo para se beneficiar do Business Intelligence (BI). Porém, para uma efetiva aplicação de BI, diversas competências são necessárias. O objetivo da pesquisa é identificar a rentabilidade e a margem de contribuição dos produtos em uma prestadora de serviços de revestimento e venda de artefatos de borracha e como estes dados podem auxiliar na implementação do BI. Foi realizado um estudo de caso em que foram coletados dados através dos relatórios contábeis e gerenciais e entrevista realizada com o gestor da empresa. Baseando-se nos dados coletados no período de janeiro a dezembro de 2021, relativos aos dois produtos analisados, a camisa laminadora e a retifica laminadora, contatou-se que a retifica de camisa laminadora apresentou margem de contribuição maior que a camisa laminadora, e consequentemente maior rentabilidade. Foi realizado o diagnóstico da estrutura do BI existente e foi possível propor um processo de para incorporar índices baseados na margem de contribuição por produto, como forma de gerenciamento e avaliação das metas organizacionais. [resumo fornecido pelo autor]