• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise da rentabilidade através da margem de contribuição com o auxilio do BI: estudo de caso em uma prestadora de serviços de revestimentos e venda de artefatos de borracha.

Thumbnail
Mostra/Apri
TCC Karina de Paris Pinheiro.pdf (767.9Kb)
Data
2022-12-12
Autore
Pinheiro, Karina de Paris
Orientador
Ferreira, Simone Taffarel
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
As empresas, independentemente do tamanho e nível de atuação, estão cada vez mais tomando consciência de como seus dados são um valioso e poderoso ativo para se beneficiar do Business Intelligence (BI). Porém, para uma efetiva aplicação de BI, diversas competências são necessárias. O objetivo da pesquisa é identificar a rentabilidade e a margem de contribuição dos produtos em uma prestadora de serviços de revestimento e venda de artefatos de borracha e como estes dados podem auxiliar na implementação do BI. Foi realizado um estudo de caso em que foram coletados dados através dos relatórios contábeis e gerenciais e entrevista realizada com o gestor da empresa. Baseando-se nos dados coletados no período de janeiro a dezembro de 2021, relativos aos dois produtos analisados, a camisa laminadora e a retifica laminadora, contatou-se que a retifica de camisa laminadora apresentou margem de contribuição maior que a camisa laminadora, e consequentemente maior rentabilidade. Foi realizado o diagnóstico da estrutura do BI existente e foi possível propor um processo de para incorporar índices baseados na margem de contribuição por produto, como forma de gerenciamento e avaliação das metas organizacionais. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12200
Collections
  • Ciências Contábeis - Bacharelado [747]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV