Compartilhamento de informações estratégicas entre os atores relacionados com o roteiro turístico Estrada do Imigrante (Caxias do Sul - RS)
Data
2023-06-28Autore
Rocha, José Vitor Fontoura Brandolt da
Orientador
Bregolin, Michel
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
O compartilhamento de informações estratégicas possui grande influência na ação coletiva de atores que ocupam um mesmo território. No âmbito do turismo, pode-se verificar relações de atores que compartilham um mesmo território de uma maneira complexa em um roteiro turístico, o qual reúne atores com diferentes papéis e diferentes interesses. No caso deste estudo, o objeto de análise é o roteiro turístico Estrada do Imigrante, em Caxias do Sul (RS). Ancorado nos conceitos de inteligência e observação territoriais, o estudo tem como objetivo geral analisar o processo de compartilhamento de informações estratégicas entre os atores relacionados a este roteiro turístico. Para a coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada por ela permitir uma abertura em relação às respostas dos atores relacionados e também a possibilidade de analisar elementos subjetivos da comunicação que podem influenciar nas respostas. Para análise de dados optou-se por avaliar os fatores que influenciam o compartilhamento de informações elencados por Alves e Barbosa (2010) e a caracterização dos fluxos de informação conforme modelo de Floriani (2007). Os resultados obtidos mostram que, de modo geral, há um processo pouco organizado de compartilhamento de informações estratégicas no roteiro turístico Estrada do Imigrante, implicando em individualização e fragmentação da comunicação. Com base no estudo realizado pode-se identificar que a metodologia da inteligência e da observação territoriais poderiam colaborar para um melhor estabelecimento do processo de gerenciamento da informação, contribuindo para a melhoria da situação atual do roteiro no que diz respeito à ação coletiva. Para estudos futuros, sugere-se um maior aprofundamento de análise, especialmente sobre os fatores subjetivos da comunicação. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
- Turismo [5]