• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O ensino de ciências como potencializador da relação entre criança enatureza por meio da interação com os quatro elementos naturais

Thumbnail
Öffnen
Dissertação Debora Salvador Bizotto.pdf (7.138Mb)
Produto educacional Débora Salvador Bizotto.pdf (28.67Mb)
Produto Educacional Débora Salvador Bizotto.pdf (32.10Mb)
Datum
2023-09-12
Autor
Bizotto, Débora Salvador
Orientador
Missel, Valquíria Villas Boas Gomes
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
Esta pesquisa intitulada "O Ensino de Ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os 4 elementos" está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e está sendo desenvolvida na linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática". A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Irma Toffoli, localizada no município de Vacaria, RS, em uma turma de pré-escola, com 19 crianças de faixa etária entre 4 e 5 anos. Defendendo a criança como ser potente, ativo, criativo e questionador, e acreditando que estar na natureza é um direito, um desejo e uma necessidade da criança, pretende-se, ao promover o Ensino de Ciências na Educação Infantil, a partir dos 4 elementos naturais, responder a seguinte questão de pesquisa: "Como o Ensino de Ciências, por meio da interação com os quatro elementos naturais - Terra, Ar, Água, Fogo - pode contribuir para a reaproximação da criança com a natureza?". Para responder a esta questão de pesquisa foram realizados estudos sobre a teoria de Jean Piaget, o Ensino de Ciências na Educação Infantil, a Aprendizagem por Questionamento, a conexão entre criança e natureza, e a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. A partir desses estudos foram elaborados e aplicados um questionário para os pais, e uma sequência didática contendo nove encontros. Um desses encontros foi direcionado às primeiras impressões e conhecimentos prévios das crianças acerca dos elementos naturais, por meio de suas experiências no espaço da brinquedoteca natural, criado e organizado pela pesquisadora; e dois encontros foram direcionados aos estudos de cada elemento natural (terra, água, ar e fogo), perfazendo oito encontros. Todos os encontros priorizaram as vivências das crianças com os elementos da natureza, por meio da experimentação e da investigação. Os dados construídos e analisados mostram que as crianças, ao vivenciar e agir sobre os elementos naturais, em ambiente interativo, testaram e aplicaram ideias e hipóteses, construíram conceitos, e estabeleceram relações de afeto com a natureza, demonstrando atitudes de preservação e cuidado com o meio ambiente. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12696
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV