O ensino de ciências como potencializador da relação entre criança enatureza por meio da interação com os quatro elementos naturais
Date
2023-09-12Author
Bizotto, Débora Salvador
Orientador
Missel, Valquíria Villas Boas Gomes
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa intitulada "O Ensino de Ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os 4 elementos" está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e está sendo desenvolvida na linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática". A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Irma Toffoli, localizada no município de Vacaria, RS, em uma turma de pré-escola, com 19 crianças de faixa etária entre 4 e 5 anos. Defendendo a criança como ser potente, ativo, criativo e questionador, e acreditando que estar na natureza é um direito, um desejo e uma necessidade da criança, pretende-se, ao promover o Ensino de Ciências na Educação Infantil, a partir dos 4 elementos naturais, responder a seguinte questão de pesquisa: "Como o Ensino de Ciências, por meio da interação com os quatro elementos naturais - Terra, Ar, Água, Fogo - pode contribuir para a reaproximação da criança com a natureza?". Para responder a esta questão de pesquisa foram realizados estudos sobre a teoria de Jean Piaget, o Ensino de Ciências na Educação Infantil, a Aprendizagem por Questionamento, a conexão entre criança e natureza, e a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. A partir desses estudos foram elaborados e aplicados um questionário para os pais, e uma sequência didática contendo nove encontros. Um desses encontros foi direcionado às primeiras impressões e conhecimentos prévios das crianças acerca dos elementos naturais, por meio de suas experiências no espaço da brinquedoteca natural, criado e organizado pela pesquisadora; e dois encontros foram direcionados aos estudos de cada elemento natural (terra, água, ar e fogo), perfazendo oito encontros. Todos os encontros priorizaram as vivências das crianças com os elementos da natureza, por meio da experimentação e da investigação. Os dados construídos e analisados mostram que as crianças, ao vivenciar e agir sobre os elementos naturais, em ambiente interativo, testaram e aplicaram ideias e hipóteses, construíram conceitos, e estabeleceram relações de afeto com a natureza, demonstrando atitudes de preservação e cuidado com o meio ambiente. [resumo fornecido pelo autor]