• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Leitura literária da narrativa visual na educação infantil

Thumbnail
Öffnen
Dissertacao Fabiana Lazzari Lorenzet.pdf (4.401Mb)
Datum
2016-11-21
Autor
Lorenzet, Fabiana Lazzari
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
Com a meta de contribuir para os processos de letramento de crianças de 4 anos, esta dissertação investiga peculiaridades acerca do modo como crianças dessa idade leem narrativas visuais presentes em acervos destinados à Educação Infantil do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2014. O texto discute a presença da literatura infantil, imbuída pela experiência, imaginação da criança pequena e pela mediação com os títulos disponibilizados às escolas públicas brasileiras. A pesquisa justifica-se em virtude da necessidade de promover estudos e divulgação de obras literárias enviadas às escolas públicas brasileiras como também pela necessidade de estudar processos de mediação literária com crianças pequenas. A investigação primeiro discute como as narrativas visuais selecionadas se constituem discursivamente, apelando ao seu destinatário. Em seguida, realiza-se pesquisa empírica com crianças em grupo, a fim de analisar como atuam no processo de construção de sentido de narrativas visuais, a partir de situações de mediação planejadas intencionalmente pela pesquisadora. A relevância social e científica da pesquisa consiste em promover estudos acerca de obras distribuídas as escolas pelo Governo Federal, como também subsidiar profissionais e pesquisadores que trabalham com a Educação Infantil, a fim de qualificar a presença da literatura nesse ambiente formal de aprendizagem. A fim de sustentar teoricamente a pesquisa, no que diz respeito à interação, mediação, linguagem e aprendizagem, buscamos apoio teórico de Vygotsky (1998, 2000 e 2007) e Bakhtin (1981); para estudar a infância, usamos Ariès (1981) e Postman (2011); para fundamentar o conceito de literatura infantil, referendamos Zilberman (2003), Ramos (2010), Cosson (2006) e Colomer (2003, 2007); como aporte teórico para estudar a estrutura narrativa, buscamos apoio na obra de Adam (2008); por fim, para atender as questões da visualidade de narrativas por imagem, valemo-nos de Oliveira (2008) e Panozzo (2001). A pesquisa tem abordagem qualitativa. A pesquisadora realizou e mediou as sessões de leitura em turma de Educação Infantil as quais foram registradas em videogravações. Inicialmente foram selecionados cinco livros de narrativas por imagem, escolhidos pelo PNBE 2014 - Categoria 2, Educação Infantil - 4 a 5 anos –, para serem trabalhados com turma de 13 crianças de 4 anos em Escola do município da serra gaúcha. De posse dos dados obtidos e das categorias que deles emergiram, o estudo encaminhou-se para análise. Nesse propósito, os resultados apontam para as contribuições da leitura literária do livro de imagens no cotidiano escolar de crianças em idade pré-escolar. Verificamos que as crianças, em situações de interação, auxiliam, complementam, convergem, divergem, expressam suas opiniões quer seja pela fala ou outras formas de expressão. O livro de imagens mostrou-se valioso objeto cultural que promove autonomia, interação e liberdade de compreensão.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1371
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV