Leitura literária da narrativa visual na educação infantil
Data
2016-11-21Autore
Lorenzet, Fabiana Lazzari
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Com a meta de contribuir para os processos de letramento de crianças de 4 anos, esta dissertação investiga peculiaridades acerca do modo como crianças dessa idade leem narrativas visuais presentes em acervos destinados à Educação Infantil do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2014. O texto discute a presença da literatura infantil, imbuída pela experiência, imaginação da criança pequena e pela mediação com os títulos disponibilizados às escolas públicas brasileiras. A pesquisa justifica-se em virtude da necessidade de promover estudos e divulgação de obras literárias enviadas às escolas públicas brasileiras como também pela necessidade de estudar processos de mediação literária com crianças pequenas. A investigação primeiro discute como as narrativas visuais selecionadas se constituem discursivamente, apelando ao seu destinatário. Em seguida, realiza-se pesquisa empírica com crianças em grupo, a fim de analisar como atuam no processo de construção de sentido de narrativas visuais, a partir de situações de mediação planejadas intencionalmente pela pesquisadora. A relevância social e científica da pesquisa consiste em promover estudos acerca de obras distribuídas as escolas pelo Governo Federal, como também subsidiar profissionais e pesquisadores que trabalham com a Educação Infantil, a fim de qualificar a presença da literatura nesse ambiente formal de aprendizagem. A fim de sustentar teoricamente a pesquisa, no que diz respeito à interação, mediação, linguagem e aprendizagem, buscamos apoio teórico de Vygotsky (1998, 2000 e 2007) e Bakhtin (1981); para estudar a infância, usamos Ariès (1981) e Postman (2011); para fundamentar o conceito de literatura infantil, referendamos Zilberman (2003), Ramos (2010), Cosson (2006) e Colomer (2003, 2007); como aporte teórico para estudar a estrutura narrativa, buscamos apoio na obra de Adam (2008); por fim, para atender as questões da visualidade de narrativas por imagem, valemo-nos de Oliveira (2008) e Panozzo (2001). A pesquisa tem abordagem qualitativa. A pesquisadora realizou e mediou as sessões de leitura em turma de Educação Infantil as quais foram registradas em videogravações. Inicialmente foram selecionados cinco livros de narrativas por imagem, escolhidos pelo PNBE 2014 - Categoria 2, Educação Infantil - 4 a 5 anos –, para serem trabalhados com turma de 13 crianças de 4 anos em Escola do município da serra gaúcha. De posse dos dados obtidos e das categorias que deles emergiram, o estudo encaminhou-se para análise. Nesse propósito, os resultados apontam para as contribuições da leitura literária do livro de imagens no cotidiano escolar de crianças em idade pré-escolar. Verificamos que as crianças, em situações de interação, auxiliam, complementam, convergem, divergem, expressam suas opiniões quer seja pela fala ou outras formas de expressão. O livro de imagens mostrou-se valioso objeto cultural que promove autonomia, interação e liberdade de compreensão.