Branding sensorial e a marca cidade Gramado: um olhar sobre a Festa Natal Luz 2023

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Data
2024-12-23Autor
Brambilla, Augusto Ribeiro
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
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O presente trabalho tem como objetivo compreender as possibilidades de uma comunicação mais criativa e inovadora para marcas a partir do conceito do branding sensorial, especialmente no caso da marca cidade, permitindo seu fortalecimento junto ao consumidor. Para isso, organiza-se uma metodologia de viés qualitativo, que tem como base inicial a pesquisa bibliográfica. Essa base teórica compreende um capítulo com uma abordagem referente ao marketing, suas fases de desenvolvimento, a discussão do conceito de marca, e a sua construção na atualidade, aprofundando a marca cidade, que visa criar valor e fortalecer a identidade de uma localidade. Posteriormente, discute-se o conceito de branding, mais especificadamente o branding sensorial, para enfim mostrar a aplicabilidade em marcas, relacionando com a inovação e a criatividade. Ao final, apresenta-se um estudo de caso envolvendo a cidade de Gramado e o evento Natal Luz, com a visão sobre a construção da marca cidade e a importância do branding sensorial nesse contexto. Por fim, entende- se a importância dessa nova perspectiva para a comunicação de uma localidade, especialmente na serra gaúcha. O uso do branding sensorial se mostra uma ferramenta essencial para marcas cidades que desejam atrair cada vez mais turistas, e a cidade de Gramado se mostra como um ótimo exemplo disso. [resumo fornecido pelo autor]