• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Resolução de problemas no ensino de área e volume de prismas : uma sequência didática com foco na realidade

Thumbnail
Öffnen
Dissertação Vinicius Batistelo da Luz.pdf (16.76Mb)
Produto Educacional Vinícius Batistelo da Luz.pdf (2.287Mb)
Datum
2025-06-12
Autor
Luz, Vinícius Batistelo da
Orientador
Martins, José Arthur
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta de ensino para a aprendizagem de prismas através de métodos ativos de aprendizagem, resolução de problemas do cotidiano de alunos do terceiro ano do ensino médio regular, aplicação e avaliação de uma sequência didática. A aplicação ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara no município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, com uma turma do turno noturno. Esta dissertação apresenta atividades exploratórias para o ensino de prismas, focada na resolução de problemas e em métodos ativos de aprendizagem por meio de atividades direcionadas, com o intuito de identificar as principais dificuldades dos alunos no aprendizado dos conceitos de área, volume e na visualização geométrica. Todas as atividades aplicadas na sequência didática são originais e desenvolvidas para registrar, avaliar e refletir sobre o desempenho dos alunos durante os encontros, proporcionando subsídios para o ensino da matemática e desses conceitos de geometria espacial. Com base em Ausubel, Moreira e Polya, justifica-se e analisa-se as propostas pedagógicas abordadas e a análise feita a partir dos resultados obtidos pela aplicação em sala de aula, resultando como produto desta pesquisa uma sequência didática denominada "PRISMAMENTE FALANDO". Essa sequência didática demonstra atividades de reconhecimento de conhecimentos prévios, recursos tecnológicos para a aprendizagem, dinâmicas, roteiros de estudos, atividades de planificação de sólidos, construção de mapa conceitual, resolução de problemas, autoavaliação e teste de conhecimentos. A análise de dados foi registrada de forma quantitativa e qualitativa, a partir dos resultados obtidos na aplicação da sequência didática. Pode-se concluir que o produto educacional gerado a partir desta pesquisa tornou-se um recurso didático e pedagógico para o ensino de prismas em um formato dinâmico, acessível e motivador. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14629
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [95]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV