Resolução de problemas no ensino de área e volume de prismas : uma sequência didática com foco na realidade

Data
2025-06-12Autore
Luz, Vinícius Batistelo da
Orientador
Martins, José Arthur
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta de ensino para a aprendizagem de prismas através de métodos ativos de aprendizagem, resolução de problemas do cotidiano de alunos do terceiro ano do ensino médio regular, aplicação e avaliação de uma sequência didática. A aplicação ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara no município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, com uma turma do turno noturno. Esta dissertação apresenta atividades exploratórias para o ensino de prismas, focada na resolução de problemas e em métodos ativos de aprendizagem por meio de atividades direcionadas, com o intuito de identificar as principais dificuldades dos alunos no aprendizado dos conceitos de área, volume e na visualização geométrica. Todas as atividades aplicadas na sequência didática são originais e desenvolvidas para registrar, avaliar e refletir sobre o desempenho dos alunos durante os encontros, proporcionando subsídios para o ensino da matemática e desses conceitos de geometria espacial. Com base em Ausubel, Moreira e Polya, justifica-se e analisa-se as propostas pedagógicas abordadas e a análise feita a partir dos resultados obtidos pela aplicação em sala de aula, resultando como produto desta pesquisa uma sequência didática denominada "PRISMAMENTE FALANDO". Essa sequência didática demonstra atividades de reconhecimento de conhecimentos prévios, recursos tecnológicos para a aprendizagem, dinâmicas, roteiros de estudos, atividades de planificação de sólidos, construção de mapa conceitual, resolução de problemas, autoavaliação e teste de conhecimentos. A análise de dados foi registrada de forma quantitativa e qualitativa, a partir dos resultados obtidos na aplicação da sequência didática. Pode-se concluir que o produto educacional gerado a partir desta pesquisa tornou-se um recurso didático e pedagógico para o ensino de prismas em um formato dinâmico, acessível e motivador. [resumo fornecido pelo autor]