Análise semântico-argumentativa de questão do ENEM : aplicação de um modelo teórico-metodológico para descrição do sentido do discurso
Datum
2025-10-29Autor
Pereira, Edileni Moraes
Orientador
Chiapinotto, Diego
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
O objetivo deste estudo é fazer uma análise qualitativa de uma questão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM de 2022, a título de exemplo, utilizando como ferramenta o Modelo teórico-metodológico para descrição semântico-argumentativa do discurso (MDSAD), proposto por Azevedo (2006), com o propósito de verificar se o sentido constituído pelo discurso (texto-base) pode levar à resolução da questão. O referido Modelo está aportado na Teoria da Argumentação na Língua, particularmente nas noções de polifonia e de blocos semânticos, conforme formuladas por Ducrot, Carel e Anscombre. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa consiste na análise semântico-argumentativa do discurso recortado do texto-base, considerando o que preconiza o enunciado, com vistas a chegar à opção de resposta, conforme o gabarito. Os resultados obtidos indicam que a aplicação do Modelo possibilita identificar a alternativa correta da questão, com base nas informações linguísticas expressas no discurso, o que demonstra sua eficácia como recurso analítico e didático. Assim, a análise realizada confirma a aplicabilidade do Modelo como ferramenta de ensino, especialmente útil para o aprimoramento de habilidades de compreensão leitora.[resumo fornecido pelo autor]
