• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise semântico-argumentativa de questão do ENEM : aplicação de um modelo teórico-metodológico para descrição do sentido do discurso

Thumbnail
Ver/
Dissertação Edileni Moraes Pereira.pdf (1.625Mb)
Fecha
2025-10-29
Autor
Pereira, Edileni Moraes
Orientador
Chiapinotto, Diego
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O objetivo deste estudo é fazer uma análise qualitativa de uma questão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM de 2022, a título de exemplo, utilizando como ferramenta o Modelo teórico-metodológico para descrição semântico-argumentativa do discurso (MDSAD), proposto por Azevedo (2006), com o propósito de verificar se o sentido constituído pelo discurso (texto-base) pode levar à resolução da questão. O referido Modelo está aportado na Teoria da Argumentação na Língua, particularmente nas noções de polifonia e de blocos semânticos, conforme formuladas por Ducrot, Carel e Anscombre. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa consiste na análise semântico-argumentativa do discurso recortado do texto-base, considerando o que preconiza o enunciado, com vistas a chegar à opção de resposta, conforme o gabarito. Os resultados obtidos indicam que a aplicação do Modelo possibilita identificar a alternativa correta da questão, com base nas informações linguísticas expressas no discurso, o que demonstra sua eficácia como recurso analítico e didático. Assim, a análise realizada confirma a aplicabilidade do Modelo como ferramenta de ensino, especialmente útil para o aprimoramento de habilidades de compreensão leitora.[resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/15076
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [222]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV