Leitura profunda em meios digitais : uma revisão sistemática de literatura
Datum
2025-11-03Autor
Odorcick, Raquiani Francieli
Orientador
Niederauer, Carina Maria Melchiors
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Esta dissertação tem como objetivo investigar os efeitos do suporte digital, em comparação ao suporte impresso, no desenvolvimento de habilidades associadas à leitura profunda, compreendida como uma leitura que mobiliza atenção sustentada, imersão, automonitoramento e compreensão inferencial. A motivação para esta pesquisa surgiu a partir de inquietações pedagógicas vivenciadas na Educação Básica e foi intensificada pela leitura de estudos de Mangen (2008) e Wolf (2019), que discutem os impactos da digitalização sobre os modos de ler. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura científica internacional, com publicações entre os anos de 2013 e 2023, a fim de identificar, categorizar e sintetizar resultados de discussões sobre como o suporte de leitura pode influenciar o engajamento cognitivo dos leitores. A busca contemplou artigos em bases acadêmicas como Scopus, Web of Science e ERIC, considerando critérios de seleção e exclusão. Os resultados revelam que, embora existam benefícios no uso de dispositivos digitais, especialmente em termos de acesso e individualização, o meio impresso ainda se destaca quando se trata de favorecer a concentração, a imersão e a compreensão de textos mais longos ou complexos. A discussão também aponta para a importância de se considerar o público leitor, as estratégias de leitura envolvidas e o tipo de texto utilizado nas pesquisas sobre efeitos do meio na leitura. Ao reunir as evidências disponíveis, este trabalho busca contribuir para o debate acadêmico e para a formulação de práticas educacionais mais críticas e informadas no contexto atual de transição tecnológica. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
Verwandte Dokumente
Anzeige der Dokumente mit ähnlichem Titel, Autor, Urheber und Thema.
-
Círculo de leitura: experiências de leitura literária com jovens leitores
Troian, Aline Dalpiaz (2023-03-20)Esta pesquisa problematiza as experiências de leitura literária e suas implicações no processo de construção identitária de jovens alunos de ensino médio, participantes de um projeto de leitura, em formato de círculo ... -
Da leitura prática às práticas de leitura: o caso dos cursos superiores de tecnologia
Balzan, Carina Fior Postingher (2018-09-19)A presente tese analisa as práticas de leitura de estudantes de Cursos Superiores de Tecnologia de uma instituição pública especializada em Educação Profissional e Tecnológica, investigando em que medida os contextos ... -
A mediação docente como estratégia para o aprimoramento da competência leitora
Gutierres, Athany (2014-06-03)Este estudo constituiu-se em uma alternativa às formas com as quais a literatura, na maioria das instituições escolares, vem sendo ensinada. O cunho historicista ao qual a disciplina se vinculou tem agregado poucos resultados ...

