• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Leitura profunda em meios digitais : uma revisão sistemática de literatura

Thumbnail
Mostra/Apri
Dissertação Raquiani Francieli Odorcick.pdf (1.519Mb)
Data
2025-11-03
Autore
Odorcick, Raquiani Francieli
Orientador
Niederauer, Carina Maria Melchiors
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Esta dissertação tem como objetivo investigar os efeitos do suporte digital, em comparação ao suporte impresso, no desenvolvimento de habilidades associadas à leitura profunda, compreendida como uma leitura que mobiliza atenção sustentada, imersão, automonitoramento e compreensão inferencial. A motivação para esta pesquisa surgiu a partir de inquietações pedagógicas vivenciadas na Educação Básica e foi intensificada pela leitura de estudos de Mangen (2008) e Wolf (2019), que discutem os impactos da digitalização sobre os modos de ler. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura científica internacional, com publicações entre os anos de 2013 e 2023, a fim de identificar, categorizar e sintetizar resultados de discussões sobre como o suporte de leitura pode influenciar o engajamento cognitivo dos leitores. A busca contemplou artigos em bases acadêmicas como Scopus, Web of Science e ERIC, considerando critérios de seleção e exclusão. Os resultados revelam que, embora existam benefícios no uso de dispositivos digitais, especialmente em termos de acesso e individualização, o meio impresso ainda se destaca quando se trata de favorecer a concentração, a imersão e a compreensão de textos mais longos ou complexos. A discussão também aponta para a importância de se considerar o público leitor, as estratégias de leitura envolvidas e o tipo de texto utilizado nas pesquisas sobre efeitos do meio na leitura. Ao reunir as evidências disponíveis, este trabalho busca contribuir para o debate acadêmico e para a formulação de práticas educacionais mais críticas e informadas no contexto atual de transição tecnológica. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/15089
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [225]

Related items

Showing items related by title, author, creator and subject.

  • Círculo de leitura: experiências de leitura literária com jovens leitores 

    Troian, Aline Dalpiaz (2023-03-20)
    Esta pesquisa problematiza as experiências de leitura literária e suas implicações no processo de construção identitária de jovens alunos de ensino médio, participantes de um projeto de leitura, em formato de círculo ...
  • Da leitura prática às práticas de leitura: o caso dos cursos superiores de tecnologia 

    Balzan, Carina Fior Postingher (2018-09-19)
    A presente tese analisa as práticas de leitura de estudantes de Cursos Superiores de Tecnologia de uma instituição pública especializada em Educação Profissional e Tecnológica, investigando em que medida os contextos ...
  • A mediação docente como estratégia para o aprimoramento da competência leitora 

    Gutierres, Athany (2014-06-03)
    Este estudo constituiu-se em uma alternativa às formas com as quais a literatura, na maioria das instituições escolares, vem sendo ensinada. O cunho historicista ao qual a disciplina se vinculou tem agregado poucos resultados ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV