A metodologia de projeto no ensino superior de turismo: uma alternativa para o desenvolvimento de comportamentos e habilidades empreendedoras
Fecha
2014-05-21Autor
Espíndola, Pablo Guilherme
Orientador
Köche, José Carlos
Metadatos
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Este trabalho pretende contribuir para o debate em torno de alguns dos atuais desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior, os quais dizem respeito à necessidade de oferecer metodologias mais adequadas à atual sociedade do conhecimento, e à busca pela formação do egresso com um perfil mais compatível à realidade dinâmica, complexa, competitiva e caracterizada também por as constantes transformações e incertezas. Os referidos desafios levantados foram colocados dentro do âmbito do curso superior de Turismo, sendo que a metodologia de projeto e as características do perfil dos indivíduos empreendedores foram os objetos de estudo oferecidos como sugestiva resposta aos desafios mencionados. Como problema central foi investigada, neste trabalho, a possibilidade de a metodologia de projeto favorecer e criar condições para que os alunos dos cursos superiores de Turismo desenvolvam comportamentos e habilidades empreendedoras, como também, se a formação empreendedora atende ao perfil dos bacharéis em turismo indicado nas Diretrizes Curriculares deste curso. A partir da revisão da literatura que levantou o estado da arte e análise documental sobre a metodologia de projeto e sobre o empreendedorismo, os resultados revelaram que há fortes evidências de que a metodologia de projeto proporciona condições plenas para os alunos desenvolverem semelhantes comportamentos e habilidades identificadas nos indivíduos empreendedores e que estas vem ao encontro do perfil traçado pelas Diretrizes Curriculares do bacharelado em Turismo.